Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CGU premia autores de desenhos e redações sobre combate à corrupção



Foram premiados, nesta quinta-feira (07), em Brasília, seis dos dez alunos vencedores do Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Programa Escolas-Irmãs, vinculado à Presidência da República. O tema do concurso era "Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção?". Cada aluno recebeu um computador portátil, doado pela Receita Federal.

A cerimônia de premiação aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença da coordenadora do Programa Escolas Irmãs, Rosângela Rossi, do assessor especial da Presidência da República, Selvino Heck, e do Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Marcelo Stopanovisk Ribeiro.

O concurso foi realizado entre as escolas que participam do Programa Escolas-Irmãs, criado em 2003, pela Assessoria Especial de Mobilização Social da Presidência da República. Trata-se de um programa de inclusão social e de intercâmbio cultural e pedagógico entre escolas de diferentes realidades sociais e culturais, em todas as regiões do país e até do exterior.

Durante o concurso, foram mobilizados 320 professores e 10.028 alunos, desde a educação infantil até o ensino médio. Todas as escolas receberam da CGU material sobre prevenção e combate à corrupção, como vídeos, cartilhas e folders, que contribuíram para o debate sobre o tema em sala de aula e para a produção dos desenhos e redações. A comissão julgadora foi formada por representantes da CGU e das escolas-irmãs.

Dos seis alunos premiados agora, quatro residem no Distrito Federal e dois, no estado de Goiás. Os demais vencedores serão premiados nos estados onde moram (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), em data ainda a ser definida.

Programa Escolas-Irmãs

O Programa Escolas-Irmãs visa à promoção da pessoa e à valorização da cidadania e da auto-estima de todos os envolvidos. Os professores compartilham materiais didáticos e os alunos criam novas amizades por meio de cartas. Esse fluxo constante permite aos educadores a reciclagem dos conhecimentos e incentiva, entre os estudantes, o hábito da leitura e da escrita. A relação de parceria entre as escolas-irmãs contribui ainda para minimizar as carências de materiais, de equipamentos didáticos e paradidáticos, promover a inclusão digital, melhorar as condições das bibliotecas escolares e da merenda.

Fonte: CGU

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)