Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CENSO: Mais mulheres que homens no ensino superior


Clara Mousinho (Da Agência Brasil)

Brasília - O Censo da Educação Superior de 2006 revela que havia cerca de 12% mais mulheres que homens no ensino superior.

De acordo com o estudo, as matrículas nos cursos de graduação cresceram 6,6%. Nos cursos presenciais, o aumento foi de 5%, com mais de 4,6 milhões de matrículas. Desse total, 1,2 milhão foi em instituições públicas e 3,4 milhões em privadas.

Os cursos a distância tiveram aumento de 80,7% no número de matrículas. Sobre as instituições, o censo revelou que 37,1% são universidades. No setor privado 4,3% são centros universitários.

Os dados foram divulgados hoje (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A regiões com mais instituições de ensino superior eram a Sudeste e Sul, que correspondiam, respectivamente, a 48,1% e 17% do total. A Região nordeste tinha 18,1%; a Centro- Oeste, 10,7%; e a  Norte, 5,9%. 

O estudo revela, no etanto, que a representação da região Sudeste diminuiu no universo das instituições de ensino superior em 2006.

O objetivo do censo é traçar uma radiografia do ensino superior no Brasil. As instituições respondem a um questionário  pela  internet.


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)