Quinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Cassol, deputados e prefeitos buscam apoio no MDA


O senador Ivo Cassol, acompanhado dos deputados federais Carlos Magno e Nilton Capixaba, além dos prefeitos de Alta Floresta, Daniel Deina, e de Theobroma, José Lima da Silva, reuniram-se no final da tarde desta quarta-feira, 30 de novembro, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na sede do ministério, em Brasília.

Os prefeitos vieram a Brasília em busca de convênios com o ministério para melhorar as condições dos assentamentos em seus municípios. Segundo Cassol, em Alta Floresta e Theobroma milhares de assentados encontram-se em difícil situação, uma vez que dependem das prefeituras e do Governo do estado para quase tudo: estradas em boas condições para escoar a safra, tratores para preparar a terra, assistência técnica no campo, atendimento médico-odontológico, comercialização da produção e fornecimento de energia elétrica nos assentamentos. “Já que nem o INCRA e nem a secretaria da Agricultura ajudam os municípios, os tratores da Emater estão parados por falta de diesel e o Governo do Estado não toma nenhuma iniciativa, os prefeitos estão tentando resolver por conta própria aqui em Brasília, por isso viemos ao ministro em busca de convênios para as prefeituras comprarem tratores, máquinas e equipamentos para atender os assentados”, explicou Cassol.

O ministro foi informado por Cassol e pelos prefeitos sobre a situação dos assentados e garantiu apoio às prefeituras, bastando encaminhar os projetos ao ministério para que as parcerias sejam fechadas no início do próximo ano. Segundo Florence, está em curso uma licitação no ministério do Desenvolvimento Agrário para adquirir tratores, retroescavadeiras e motoniveladoras, e no início do ano que vem estas máquinas poderão ser adquiridas. As associações rurais também poderão adquirir resfriadores de leite, implementos agrícolas (grade e arado) e máquinas de beneficiamento para atender os agricultores familiares.

“Sem dúvida alguma, com o apoio do senador Ivo Cassol fica bem mais fácil, nem precisamos agendar a reunião e nossos pedidos foram atendidos”, declarou o prefeito de Alta Floresta após a reunião.


Senadores preocupados com a questão indígena reúnem-se com ministro da Justiça

Os senadores Ivo Cassol, Blairo Maggi (MT), Delcídio Amaral (MS), Jaime Campos (MT), Antonio Russo (MS), Valdemir Moka (MS) e a senadora Kátia Abreu (GO) estiveram reunidos na noite desta quarta-feira, 30/11, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Na pauta, a questão das reservas indígenas nos estados das regiões Norte e Centro Oeste.

Os senadores procuraram o ministro devido a possibilidade de criação de novas reservas indígenas nestes estados, o que acarretaria em desapropriação de áreas altamente produtivas, a exemplo do que aconteceu recentemente no estado de Roraima com a Reserva Raposa Terra do Sol, onde milhares de agricultores tiveram que abandonar suas terras e migrarem para a cidade, criando um grande problema socioeconômico para o estado: a produção caiu 80%, agricultores ficaram desempregados e os índios não plantam nas terras que lhe foram dadas, criando um caos social na capital.

A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura – CNA, explicou ao ministro que no Rio Grande do Sul já existe um projeto para criar uma reserva indígena na fronteira com o Uruguai, região sabidamente que não tem índios, além de ser área de fronteira protegida por Lei. “Identificamos que estão levando índios de outras regiões para o Rio Grande do Sul somente para conseguirem demarcar uma reserva indígena, e isso também está acontecendo no meu estado e no Mato Grosso”, relatou.

Para o senador Ivo Cassol é preciso melhorar o critério nas demarcações e levar em conta o impacto social que causam na região e no estado. “Além disso, a Funai, a Funasa e os demais órgãos de apoio aos índios devem trabalhar mais para garantir uma qualidade de vida decente aos que já estão em áreas demarcadas, e não deixa-los abandonados à própria sorte, como está acontecendo em praticamente todas as reservas indígenas”, disse.

O ministro Cardoso concordou com a preocupação dos senadores, que levaram a preocupação dos governadores e das associações rurais de seus estados, e explicará a situação à presidente Dilma Roussef para que sejam tomadas medidas que os índios sejam beneficiados sem prejuízo dos moradores das áreas atingidas.

Fonte: Marco Antônio
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Gente de Opinião Quinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)