Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Cartilha orienta sobre acidentes com álcool em casa


Ana Luiza Zenker
Da Agência Brasil


Brasília - Mostrar para a população que usar álcool em atividades do dia-a-dia, como limpeza da casa ou para acender lareiras e churrasqueiras é perigoso, mesmo quando se usa álcool em gel. Esse é um dos objetivos da cartilha lançada pela Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool.

A cartilha traz orientações sobre como as pessoas podem prevenir acidentes com o produto, que pode, por exemplo, causar queimaduras graves. “Não vale a pena, já que é possível utilizar outras fontes para início do fogo, que se continue utilizando o álcool”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Curi.

Entre os produtos que podem substituir o álcool, Curi cita desinfetantes e outros produtos de limpeza e acendedores de churrasqueira. Ele afirma que esses produtos são menos perigosos, particularmente quando se trata de queimaduras em crianças.

Jorge Curi afirma que o risco que se corre com o álcool não vale a pena. Ele explica que, apesar de ser muito usado para limpeza, nem sempre o álcool garante proteção contra bactérias. “Mesmo a propagada ação bactericida, antisséptica, é muito fugaz, porque rapidamente ele se evapora. Então existe uma falsa idéia que ele cria uma certa proteção quando a coisa não é bem assim”, afirma.

De acordo com Curi, além de promover ações educativas, a Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool está trabalhando junto com a Frente Parlamentar de Saúde. O objetivo é criar um projeto de lei que proíba a utilização do produto, tanto líquido quanto em gel.

“No passado já se tentou criar isso, mas era através da utilização do álcool gel e não líquido; hoje a gente já sabe que é melhor não utilizar nem um nem outro, então a proposta é se criar uma legislação mais abrangente contra o álcool de maneira geral”, explica.

A frente é um movimento da sociedade civil, composto por organizações como a Associação Médica Brasileira (AMB),  a Associação Paulista de Medicina (APM), a organização não-governamental Criança Segura, a Associação Pro-Teste e a Sociedade Brasileira de Queimaduras. De acordo com dados apresentados pela frente, a queimadura é a principal causa de seqüelas em crianças e adolescentes até 14 anos.

A cartilha pode ser encontrada na página eletrônica da AMB, no endereço www.amb.org.br, no link “campanhas”. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)