
José Eduardo Cardozo diz que governo deve enviar ao Congresso projeto para que Executivo participe de políticas de segurança dos estados
Ministros da equipe do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff acompanham a cerimônia de posse no Congresso Nacional. Antes da solenidade, alguns conversaram com os jornalistas. José Eduardo Cardozo, da Justiça, disse que o foco de sua pasta, no segundo mandato, será a segurança pública.
Ele adiantou que o governo deve enviar projeto ao Congresso com propostas de mudanças constitucionais para que o Executivo participe das políticas de segurança dos estados. Ele destacou que a Polícia Federal continuará atuando com autonomia política e econômica em relação aos Poderes.
Sobre a relação com o Legislativo, ele disse acreditar que a presidenta terá maioria no Congresso e capacidade para aprovar ajustes necessários em um ano que é visto como difícil para o governo na área econômica e com o Parlamento.
O novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, também comentou os desafios para 2015. Ele disse que a realidade exige uma visão crítica, “mas que é necessário estimular as pessoas a confiar no futuro”.
Juca Ferreira, que retorna à pasta da Cultura, destacou a responsabilidade que terá na tarefa de desenvolver as políticas do setor. “Assumir o ministério é uma responsabilidade enorme, principalmente o Ministério da Cultura, pois há uma carência no país e uma necessidade de desenvolvimento de políticas culturais”.