Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CÂNCER DE PÊNIS: Nordeste concentra maior incidência


Vitor Abdala (Agência Brasil)

 Rio de Janeiro - Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará são os estados com maior concentração de casos de câncer de pênis no Brasil. A informação consta nos dados preliminares do primeiro estudo epidemiológico da doença no país, realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Os primeiros dados também mostram que o Maranhão se destaca no estudo, uma vez que 16% do total de casos de câncer no estado são de pênis e a doença mata mais do que o câncer de próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a doença atinge 2% da população mundial e ocorre devido à falta de higiene nos órgãos genitais.

O resultado final da pesquisa deve ser divulgado no início de 2007, juntamente com o lançamento de uma campanha nacional para conscientizar a população sobre a doença. A estimativa da Sociedade de Urologia é de que uma campanha ostensiva pode erradicar a doença em 15 anos.

Segundo os médicos, a prevenção da doença é feita através da higiene dos órgãos genitais diariamente com água e sabão, da realização de auto-exame mensalmente e realização de exame médico anualmente. Entre os sintomas do câncer estão o aparecimento de ferimentos que não cicatrizam, caroços com secreção e mau cheiro e manchas esbranquiçadas.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)