Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CAMPANHA SOBRE O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ENTRA NO AR


 
Pedro, um pescador matuto que sabe tudo sobre rios; Haroldo, um taxista carioca que conhece de cor e salteado todos os caminhos da Cidade Maravilhosa; e o astrólogo Lauro, profundo conhecedor das conjunções planetárias; são esses os personagens da campanha publicitária que a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou ontem segunda-feira (10/08) para divulgar o Portal da Transparência do Governo Federal. CLIQUE E VEJA VÍDEO NO OPINIAOTV.

Apesar de especialistas em suas respectivas áreas, os três personagens têm em comum o fato de nada saberem sobre o destino dos recursos públicos. Então, ensina a campanha, o caminho é aprender a acompanhar a aplicação do dinheiro público por meio do Portal da Transparência. Intitulada “Direito de Saber”, a campanha é composta por três filmes de 30 segundos e será veiculada em TVs de canal fechado até o dia 30 de agosto.

“Dinheiro público é da nossa conta” é o conceito síntese da campanha, e os filmes chamam a atenção, de forma leve e descontraída, para a importância de as pessoas se informarem sobre as ações e os investimentos do Governo Federal. O objetivo é popularizar ao máximo o acesso ao portal, criado para dar transparência às contas públicas.

Com personagens que caracterizam tipos comuns do povo brasileiro, vistos de modo bem-humorado, a proposta dos filmes é brincar com a idéia de que todo brasileiro se considera especialista em algum assunto. Pedro, Haroldo e Lauro conhecem tudo sobre os ofícios que exercem, mas ficam cheios de dúvidas quando perguntados sobre o destino dos recursos públicos.

Veiculação

A campanha já está sendo veiculada em 18 canais fechados de televisão, em horários diferenciados. De 10 a 30 de agosto, os filmes poderão ser vistos nos canais SportTV; Multishow; Rede Telecine; Globonews; GNT; Universal; TNT; Discovery; National Geographic; ESPN Brasil (2 canais); Fox; HBO; Warner Channel; Sony; History Channel; Bio; e Band News.

Além disso, os vídeos podem ser assistidos, separadamente ou em sequência, pela internet, no site do Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) e no Youtube (www.youtube.com/confiancabrasil).

Nas próximas semanas, a campanha também será levada ao ar em canais abertos de televisão, públicos e comerciais. A produção e a veiculação da campanha contaram com a parceria da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. 

Referência

Várias vezes premiado, inclusive pelas Nações Unidas, o Portal da Transparência é hoje referência internacional. O portal foi lançado em novembro de 2004 para facilitar o controle social dos gastos públicos e hoje é um dos mais completos sítios do gênero existentes no mundo, permitindo a qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.

Hoje, o Portal da Transparência já expõe ao controle social mais de R$ 5,7 trilhões em recursos do orçamento público federal, dispostos em mais de 831 milhões de informações registradas. Esses dados correspondem a 5.542 ações de governo, decorrentes de 536 programas oficiais. Entre os beneficiários dos pagamentos estão mais de 21 milhões de pessoas físicas, incluindo os programas sociais, como o Bolsa Família. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)