Sábado, 6 de novembro de 2010 - 05h31
Tome muito cuidado quando alguém lhe oferecer um serviço de otimização de site com recursos infindáveis, abertura em flash e tecnologia de ponta.
Muita das vezes, essa estrutura de marketing digital só fará com que você gaste dinheiro e, na outra mão desta via, acabe perdendo dinheiro ao invés de lucrar, o que é o principal objetivo quando se dá início a uma campanha na internet. Logicamente, que antes, ainda vem a consolidação da marca.
A venda de sites perfeitos aparece com esses recursos tecnológicos. Pessoas que se especializam em criar sites (notem que não falei especialistas em sites), chegam aos clientes prometendo uma série de modificações e criações que enchem os olhos de quem acredita que tais tecnologias estavam, até então, longe de sua capacidade.
Citei a tecnologia flash porque ela é a principal armadilha para quem compra um serviço de otimização. O servidor do Google, quando faz a busca e levantamento dos sites mais acessados nos últimos dias para configurar os 10 mais do Topo do Google, ainda não consegue ler essa tecnologia.
Ou seja, de que adianta você ter o nome de sua empresa surgindo de vários pontos brilhantes, rodando na tela do computador e causando uma explosão de links em flash, se seu cliente terá mais dificuldade em achar a sua marca?
Exemplos simples, mas marcantes comprovam o que eu digo. Pense, rápido ou não, e responda: Qual empresa de sucesso tem seu site feito quase todo em flash e, principalmente, tem sua página de abertura feita através desse recurso? Pode pesquisar à vontade.
Faça um teste ainda melhor. Pesquise no Google o que é de seu interesse e depois volte a ler minha coluna e reflita. Dos 10 primeiros resultados que você encontrou disponíveis pelo maior buscador do mundo, quantos utilizam a tecnologia em flash?
Note também que as principais mídias sociais e de comunicação, dispensam esse recurso. O Facebook, por exemplo, porque ele não utiliza o recurso em flash, sendo que sua consolidação no mercado mundial é mais do que comprovada?
E sites de jornais como a Rede Bom Dia, Estadão e Folha de São Paulo... quantos deles utilizam essa tecnologia como principal ferramenta? Nenhum deles! E sabe porque? Porque eles estão preocupados em atrair o leitor, consolidar sua visita com a satisfação de encontrar o que procura de forma mais rápida e eficaz possível!
Assim como no mercado “real”, o mercado virtual pede pela aplicação do principal meio para se consolidar uma marca: o atendimento.
De que adianta um produto aparecer em sua tela em Terceira Dimensão, se na hora de compra-lo você clicar em um link quebrado? Ou se não houver informações suficientes que descreva o produto e te convença a compra-lo?
Por isso, sempre procure contratar SEOs que realmente te ajudem, ou melhor, que você fique satisfeito com o atendimento dele. Se o especialista responde a todas as suas informações e dá soluções e dicas para sua campanha de marketing digital, é porque saberá alavancar sua empresa aos primeiros colocados do Google.
Deixe o flash e outras tecnologias de ponta para empresas de mídia massiva, como a Globo.com, que precisa disponibilizar esses recursos a seus visitantes. Afinal, é uma empresa enraizada em vídeos e programas de televisão. A boa venda, no entanto, está acima de tudo.
E você? O que pensa sobre o assunto? Entre em meu blog e site e comente: www.fabiogrinberg.com.br ou www.topgoogle.com.br.
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