Domingo, 30 de janeiro de 2011 - 17h01
Com três deputados cadeirantes eleitos no ano passado, a Câmara dos Deputados precisou se adaptar e, a partir da próxima terça-feira (1º), o acesso dos parlamentares à tribuna da Casa – púlpito em que os representantes discursam no plenário - poderá ser feito também por um elevador próprio para as cadeiras de rodas.
A plataforma elevatória levará os deputados deficientes físicos por cima dos cinco degraus que dão acesso à tribuna, mas ainda não permitirá que os cadeirantes cheguem até a mesa diretora, logo ali ao lado, mas separada do púlpito por mais alguns degraus.
Ao todo, o custo da adaptação no plenário da Câmara foi de R$ 48.350, incluindo a instalação do elevador, o treinamento dos funcionários e a manutenção do equipamento.
Segundo a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica, a promessa da Câmara é de que as obras necessárias para o acesso à mesa – local onde sentam o presidente e os demais dirigentes da Casa durante as sessões – serão feitas em julho, durante o recesso parlamentar do meio do ano.
- As obras na tribuna não são suficientes, tem muita coisa para fazer ainda. Inclusive no próprio plenário ainda precisa fazer um elevador que leve até a mesa diretora. Não houve tempo hábil neste recesso.
Ex-vereadora na capital paulista, Mara ameaçou não assumir o cargo em Brasília caso as obras para acessar a tribuna não fossem concluídas antes da reabertura da Câmara. Além dela, Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Walter Costa (PMN-MG) são os outros dois deputados cadeirantes eleitos em outubro.
Patrimônio histórico
A pressão da tucana fez com que os arquitetos da Casa abandonassem um projeto anterior de adaptação, que previa a construlção de uma rampa de acesso para cadeirantes. A previsão era de que levaria pelo menos três meses para que a rampa ficasse pronta, enquanto o elevador foi instalado em menos de um mês.
A mudança no projeto, no entanto, gerou protestos. Segundo Mara, houve um certo receio de que a instalação do elevador alterasse a estrutura da Casa, projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer.
- Começaram a falar que eu queria destruir o painel de Athos Bulcão, que fica atrás da tribuna. Mas, imagina, sou super admiradora de arte, eu nunca iria permitir isso. [...] A obra não alterou o conceito arquitetônico do prédio.
Além da obra no plenário, a deputada tucana diz que também precisará adaptar o banheiro do gabinete que usará em Brasília. Ela já pediu para aumentar a porta, que hoje são estreitas demais para que ela consiga entrar com sua cadeira de rodas.
Fonte: R7
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç