Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Câmara instala elevador para deputados cadeirantes


 
Com três deputados cadeirantes eleitos no ano passado, a Câmara dos Deputados precisou se adaptar e, a partir da próxima terça-feira (1º), o acesso dos parlamentares à tribuna da Casa – púlpito em que os representantes discursam no plenário - poderá ser feito também por um elevador próprio para as cadeiras de rodas.

A plataforma elevatória levará os deputados deficientes físicos por cima dos cinco degraus que dão acesso à tribuna, mas ainda não permitirá que os cadeirantes cheguem até a mesa diretora, logo ali ao lado, mas separada do púlpito por mais alguns degraus.

Ao todo, o custo da adaptação no plenário da Câmara foi de R$ 48.350, incluindo a instalação do elevador, o treinamento dos funcionários e a manutenção do equipamento.

Segundo a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica, a promessa da Câmara é de que as obras necessárias para o acesso à mesa – local onde sentam o presidente e os demais dirigentes da Casa durante as sessões – serão feitas em julho, durante o recesso parlamentar do meio do ano.

- As obras na tribuna não são suficientes, tem muita coisa para fazer ainda. Inclusive no próprio plenário ainda precisa fazer um elevador que leve até a mesa diretora. Não houve tempo hábil neste recesso.

Ex-vereadora na capital paulista, Mara ameaçou não assumir o cargo em Brasília caso as obras para acessar a tribuna não fossem concluídas antes da reabertura da Câmara. Além dela, Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Walter Costa (PMN-MG) são os outros dois deputados cadeirantes eleitos em outubro.

Patrimônio histórico

A pressão da tucana fez com que os arquitetos da Casa abandonassem um projeto anterior de adaptação, que previa a construlção de uma rampa de acesso para cadeirantes. A previsão era de que levaria pelo menos três meses para que a rampa ficasse pronta, enquanto o elevador foi instalado em menos de um mês.

A mudança no projeto, no entanto, gerou protestos. Segundo Mara, houve um certo receio de que a instalação do elevador alterasse a estrutura da Casa, projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer.

- Começaram a falar que eu queria destruir o painel de Athos Bulcão, que fica atrás da tribuna. Mas, imagina, sou super admiradora de arte, eu nunca iria permitir isso. [...] A obra não alterou o conceito arquitetônico do prédio.

Além da obra no plenário, a deputada tucana diz que também precisará adaptar o banheiro do gabinete que usará em Brasília. Ela já pediu para aumentar a porta, que hoje são estreitas demais para que ela consiga entrar com sua cadeira de rodas.

Fonte: R7

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)