Terça-feira, 16 de outubro de 2007 - 07h06
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou ontem, segunda-feira (15), em todo o país, campanha dirigida aos jovens, entre 16 e 17 anos, para que tirem seus títulos de eleitor e participem das eleições de 2008. A iniciativa tem o objetivo de aumentar o número de eleitores nessa faixa etária que caiu quase à metade entre outubro de 1992 e junho de 2007.
De acordo com dados estatísticos da Justiça Eleitoral, em outubro de 1992, o número de eleitores com 17 anos era de 1.822.639 (2,02%) e de 1.398.841 (1,55%) com 16 anos, respectivamente, chegando a 3,57% do eleitorado.
Em junho de 2007, o número de jovens eleitores com 17 anos era de 1.584.199 (1,26%) e de 507.939 (0,4%) com 16 anos, perfazendo um total de 1,66%.
Em vista desse quadro e da responsabilidade de informar o eleitor brasileiro, bem como de contribuir para o exercício da cidadania, o TSE lança hoje a campanha de conscientização sobre a importância da participação e do engajamento da juventude no processo eleitoral.
O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, solicitou a colaboração de todos os meios de comunicação na distribuição e divulgação do material produzido às emissoras de rádio e televisão, para a veiculação nacional e gratuita dos filmetes e spots. A veiculação está prevista para ocorrer no período de 15 de outubro a 15 de dezembro deste ano.
Filmetes
Os dois filmetes, que irão ao ar na televisão, e os dois spots que serão veiculados no rádio, foram produzidos pela Fundação Padre Anchieta/TV Cultura de São Paulo, e têm 30 segundos de duração cada um.
Um deles retrata jovens no portão de um colégio, enquanto uma menina, ao entrar, deixa cair o título de eleitor. Uma voz em off, diz: "Se você tem 16 ou 17 anos você pode dizer o que pensa, mas sem o título de eleitor você não será ouvido. Seu título é a sua voz. Faça seu título de eleitor, seja ouvido. Decida o futuro do seu país."
O segundo mostra jovens em uma manifestação de rua, erguendo cartazes onde está escrito "Queremos ser ouvidos. Queremos voz", com a mesma mensagem em off.
Spots
No rádio, a propaganda é ambientada em um estádio de futebol onde se ouve os torcedores gritarem: "É campeão" e "Queremos voz". A mensagem conclama os jovens a fazerem seu título de eleitor, "para serem ouvidos". A orientação é no sentido de que procurem o cartório eleitoral em sua cidade portando, para isso, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço, para a confecção do título de eleitor.
De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos, e facultativo para os maiores de 16 e menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.
Fonte: TSE
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação