Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Cai o número de eleitores jovens e Justiça Eleitoral inicia campanha de conscientização


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou ontem, segunda-feira (15), em todo o país, campanha dirigida aos jovens, entre 16 e 17 anos, para que tirem seus títulos de eleitor e participem das eleições de 2008. A iniciativa tem o objetivo de aumentar o número de eleitores nessa faixa etária que caiu quase à metade entre outubro de 1992 e junho de 2007.

De acordo com dados estatísticos da Justiça Eleitoral, em outubro de 1992, o número de eleitores com 17 anos era de 1.822.639 (2,02%) e de 1.398.841 (1,55%) com 16 anos, respectivamente, chegando a 3,57% do eleitorado.

Em junho de 2007, o número de jovens eleitores com 17 anos era de 1.584.199 (1,26%) e de 507.939 (0,4%) com 16 anos, perfazendo um total de 1,66%.

Em vista desse quadro e da responsabilidade de informar o eleitor brasileiro, bem como de contribuir para o exercício da cidadania, o TSE lança hoje a campanha de conscientização sobre a importância da participação e do engajamento da juventude no processo eleitoral.

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, solicitou a colaboração de todos os meios de comunicação na distribuição e divulgação do material produzido às emissoras de rádio e televisão, para a veiculação nacional e gratuita dos filmetes e spots. A veiculação está prevista para ocorrer no período de 15 de outubro a 15 de dezembro deste ano.

Filmetes

Os dois filmetes, que irão ao ar na televisão, e os dois spots que serão veiculados no rádio, foram produzidos pela Fundação Padre Anchieta/TV Cultura de São Paulo, e têm 30 segundos de duração cada um.

Um deles retrata jovens no portão de um colégio, enquanto uma menina, ao entrar, deixa cair o título de eleitor. Uma voz em off, diz: "Se você tem 16 ou 17 anos você pode dizer o que pensa, mas sem o título de eleitor você não será ouvido. Seu título é a sua voz. Faça seu título de eleitor, seja ouvido. Decida o futuro do seu país."

O segundo mostra jovens em uma manifestação de rua, erguendo cartazes onde está escrito "Queremos ser ouvidos. Queremos voz", com a mesma mensagem em off.

Spots

No rádio, a propaganda é ambientada em um estádio de futebol onde se ouve os torcedores gritarem: "É campeão" e "Queremos voz". A mensagem conclama os jovens a fazerem seu título de eleitor, "para serem ouvidos". A orientação é no sentido de que procurem o cartório eleitoral em sua cidade portando, para isso, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço, para a confecção do título de eleitor.

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos, e facultativo para os maiores de 16 e menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.

Fonte: TSE

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)