Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Brasileiros que estavam no Japão começam a chegar a SP



Da Agência Brasil

São Paulo – Começaram a chegar hoje (13), em São Paulo, brasileiros que estavam no Japão no momento em que aconteceu o terremoto seguido de um tsunami que devastou diversas províncias do país. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos e demonstraram alívio por estar no Brasil.


Emiko Jo, 52 anos, deixou parte da família no Japão e retornou ao Brasil. Ela contou que estava em Nagoia, onde o terremoto não foi tão forte. Sua volta para o Brasil já estava prevista e ela disse estar aliviada, embora esteja preocupada com os filhos que ficaram no país.


“Ao ver tudo aquilo na televisão, pensei que era o fim para nós que estávamos lá. Pela proporção do terremoto, daria para limpar o Japão, faltou pouca coisa. Realmente é uma tristeza para todos os japoneses e brasileiros que lá estão”, disse Emiko.


O professor universitário Ricardo Shirota, 50 anos, passou 11 dias no Japão a trabalho. No momento do terremoto, ele estava em um museu. Shirota contou que correu para a rua, quando viu que tudo estava tremendo. Ele disse que andou horas para chegar aonde queria. Segundo o professor, o pânico fez com que todos quisessem voltar para casa ao mesmo tempo, o que provocou congestionamentos e dificuldades de locomoção.

“Os trens pararam na sexta-feira. Só começaram a funcionar de novo no sábado”, lembrou Shirota. Com o serviço de telefonia interrompido, ele procurou um computador para enviar um e-mail à família para dizer que estava tudo bem.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)