Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Portal de Consulta de Linhas Pré-pagas entrou em funcionamento

Por enquanto acesso é para consumidores da Região Norte


Marcello Casal Jr./Agência Brasil - Gente de Opinião
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Entrou em funcionamento, hoje (6), o Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, ferramenta pela qual os consumidores poderão verificar a existência de linhas pré-pagas ativas cadastradas nos seus CPFs. A consulta pode ser feita no endereço https://cadastropre.com.br/ , onde será possível identificar cadastros indevidos, de modo a evitar a ocorrência de fraudes com linhas a eles associadas indevidamente.

De acordo com a Agência Nacional de Comunicações (Anatel), o serviço será implantado de maneira gradual. Nesse primeiro momento, o acesso estará disponível apenas para os consumidores da Região Norte. A partir do dia 15 de janeiro, o acesso estará disponível para os clientes das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Já os clientes das regiões Sul e Sudeste, terão acesso à base do portal a partir do dia 22 de janeiro.

Atualmente, o serviço pré-pago contabiliza 122,3 milhões de linhas, cadastradas pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Segundo a Anatel, a iniciativa do portal visa "garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores."

Segundo a Anatel, o serviço não traz informações para quem possui linhas de celular pós-pagas. E a página disponibiliza orientações para quem identificar a existência de linhas cadastradas indevidamente em seu nome. Nesse caso, o cliente deverá entrar em contato com a operadora para correção das informações.

"É válido destacar que o pedido de cancelamento/desvinculação do consumidor deverá ser atendido em até 24 horas caso a solicitação seja executada por meio de atendente e até 48 horas úteis se solicitada no call center ou portal da prestadora sem a intervenção de atendente. Por questão de segurança dos consumidores, para realizar este cancelamento, será necessário confirmar dados demonstrando que é o titular do CPF", informou a Anatel.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra RO atua na regularização de gleba na tríplice fronteira com Acre e Amazonas

Incra RO atua na regularização de gleba na tríplice fronteira com Acre e Amazonas

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia concluiu uma importante etapa de campo na gleba Euclides da Cunha, uma ext

Feira Regional da Beleza e 50 anos da Associação dos Cabeleireiros do Ceará movimentam o mês de outubro

Feira Regional da Beleza e 50 anos da Associação dos Cabeleireiros do Ceará movimentam o mês de outubro

Entre a chegada de mais de 200 caravanas de todas as partes do país, a movimentação de compras e palestras sobre as últimas tendências, a Feira Regi

Ministro Silvio Costa Filho participará de Simpósio nacional que discute internacionalização de voos com foco na Amazônia

Ministro Silvio Costa Filho participará de Simpósio nacional que discute internacionalização de voos com foco na Amazônia

A presença confirmada do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, será um dos grandes destaques do Simpósio “Cenário e Desafios da Aviaç

Suprema Máquinas inaugura nova concessionária Zoomlion em Brasília

Suprema Máquinas inaugura nova concessionária Zoomlion em Brasília

A Suprema Máquinas, referência na venda de equipamentos pesados e soluções para o setor de construção, inaugura no próximo 11 de outubro, às 11h, su

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)