Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Portal de Consulta de Linhas Pré-pagas entrou em funcionamento

Por enquanto acesso é para consumidores da Região Norte


Marcello Casal Jr./Agência Brasil - Gente de Opinião
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Entrou em funcionamento, hoje (6), o Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, ferramenta pela qual os consumidores poderão verificar a existência de linhas pré-pagas ativas cadastradas nos seus CPFs. A consulta pode ser feita no endereço https://cadastropre.com.br/ , onde será possível identificar cadastros indevidos, de modo a evitar a ocorrência de fraudes com linhas a eles associadas indevidamente.

De acordo com a Agência Nacional de Comunicações (Anatel), o serviço será implantado de maneira gradual. Nesse primeiro momento, o acesso estará disponível apenas para os consumidores da Região Norte. A partir do dia 15 de janeiro, o acesso estará disponível para os clientes das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Já os clientes das regiões Sul e Sudeste, terão acesso à base do portal a partir do dia 22 de janeiro.

Atualmente, o serviço pré-pago contabiliza 122,3 milhões de linhas, cadastradas pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Segundo a Anatel, a iniciativa do portal visa "garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores."

Segundo a Anatel, o serviço não traz informações para quem possui linhas de celular pós-pagas. E a página disponibiliza orientações para quem identificar a existência de linhas cadastradas indevidamente em seu nome. Nesse caso, o cliente deverá entrar em contato com a operadora para correção das informações.

"É válido destacar que o pedido de cancelamento/desvinculação do consumidor deverá ser atendido em até 24 horas caso a solicitação seja executada por meio de atendente e até 48 horas úteis se solicitada no call center ou portal da prestadora sem a intervenção de atendente. Por questão de segurança dos consumidores, para realizar este cancelamento, será necessário confirmar dados demonstrando que é o titular do CPF", informou a Anatel.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente do Sistema Cofeci-Creci recebe Medalha Manuel Beckman durante sessão solene no Maranhão

Presidente do Sistema Cofeci-Creci recebe Medalha Manuel Beckman durante sessão solene no Maranhão

Nesta quarta-feira (5), o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), João Teodoro da Silva, foi homenageado com a entrega da

Incra RO atua na regularização de gleba na tríplice fronteira com Acre e Amazonas

Incra RO atua na regularização de gleba na tríplice fronteira com Acre e Amazonas

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia concluiu uma importante etapa de campo na gleba Euclides da Cunha, uma ext

Feira Regional da Beleza e 50 anos da Associação dos Cabeleireiros do Ceará movimentam o mês de outubro

Feira Regional da Beleza e 50 anos da Associação dos Cabeleireiros do Ceará movimentam o mês de outubro

Entre a chegada de mais de 200 caravanas de todas as partes do país, a movimentação de compras e palestras sobre as últimas tendências, a Feira Regi

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)