Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Denatran suspende multa para carreta LS com 4º eixo

Desde que a modificação tenha sido anotada na documentação do veículo, condutor não pode ser penalizado; decisão é provisória


Denatran suspende multa para carreta LS com 4º eixo - Gente de Opinião

A Polícia Rodoviária não poderá penalizar os condutores de carretas do tipo LS nas quais foram inseridos um quarto eixo e que receberam documento aprovando essa alteração.

Essa configuração é proibida pela portaria 38/2018 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). E foi o próprio Denatran que publicou ofício no mês passado voltando atrás da decisão, pelo menos temporariamente. No ofício 640/2019, o órgão afirma haver divergências de interpretação a respeito da legalidade do implemento dentro do Sistema Nacional de Trânsito. Diz que há muitas ações judicias pedindo sua validade e que já foram emitidos Certificados de Segurança Veicular (CSV) para alguns desses veículos modificados.

Por isso, o Denatran orienta os fiscais a, durante as operações, aceitarem esses veículos que tenham a transformação anotada nos documentos.

Não há prazo para o órgão dar seu veredicto neste caso. “As avaliações técnicas, operacionais e de segurança para uso do quarto eixo direcional em semirreboque estão incluídas entre os temas prioritários para análise da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Contran”, diz o ofício.

Os técnicos não têm dúvida sobre a ilegalidade do veículo, que já foi tema de reportagem da Revista Carga Pesada em várias edições. Em julho de 2017, Neuto Gonçalves dos Reis, diretor  Técnico Executivo da NTC&Logísti ca  e membro da Câmara Temática de  Assuntos Veiculares do Contran, foi  curto e grosso quando falou com a reportagem sobre a carreta de quatro  eixos: “É ilegal. Ela  é curtinha. Concentra muita carga  nas pontes. Tem uma série de problemas.  Aqui no Brasil fazem tudo errado  para forçar a legalização depois.”

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

 O resultado do concurso para perito médico federal foi divulgado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 23 de junho. A lista traz 768 ca

Projeto criado para combater Fast e Beauty Burnout no segmento dermatológico é lançado em São Paulo

Projeto criado para combater Fast e Beauty Burnout no segmento dermatológico é lançado em São Paulo

São Paulo acaba de ganhar a Slow Clinic, espaço comandado pela Dra. Silvia Zimbres, referência mundial em medicina estética, que aposta na desaceler

Brahma marca presença em mais de 60 eventos na preparação para o Festival de Parintins 2025

Brahma marca presença em mais de 60 eventos na preparação para o Festival de Parintins 2025

A Brahma segue ampliando sua conexão com a cultura amazônica e, nesta edição da Temporada Bovina, leva sua já reconhecida Brahmosidade a uma verdade

Case de Sucesso: a jornada da Cultura Inglesa rumo à comunicação 100% em nuvem com parceiro único

Case de Sucesso: a jornada da Cultura Inglesa rumo à comunicação 100% em nuvem com parceiro único

A Cultura Inglesa, com sua tradição e reconhecimento no ensino de idiomas, buscava modernizar sua comunicação corporativa para acompanhar o crescime

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)