Quinta-feira, 13 de junho de 2019 - 17h16

A Polícia Rodoviária não poderá penalizar os condutores de carretas do tipo LS nas quais foram inseridos um quarto eixo e que receberam documento aprovando essa alteração.
Essa configuração é proibida pela portaria 38/2018 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). E foi o próprio Denatran que publicou ofício no mês passado voltando atrás da decisão, pelo menos temporariamente. No ofício 640/2019, o órgão afirma haver divergências de interpretação a respeito da legalidade do implemento dentro do Sistema Nacional de Trânsito. Diz que há muitas ações judicias pedindo sua validade e que já foram emitidos Certificados de Segurança Veicular (CSV) para alguns desses veículos modificados.
Por isso, o Denatran orienta os fiscais a, durante as operações, aceitarem esses veículos que tenham a transformação anotada nos documentos.
Não há prazo para o órgão dar seu veredicto neste caso. “As avaliações técnicas, operacionais e de segurança para uso do quarto eixo direcional em semirreboque estão incluídas entre os temas prioritários para análise da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Contran”, diz o ofício.
Os técnicos não têm dúvida sobre a ilegalidade do veículo, que já foi tema de reportagem da Revista Carga Pesada em várias edições. Em julho de 2017, Neuto Gonçalves dos Reis, diretor Técnico Executivo da NTC&Logísti ca e membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Contran, foi curto e grosso quando falou com a reportagem sobre a carreta de quatro eixos: “É ilegal. Ela é curtinha. Concentra muita carga nas pontes. Tem uma série de problemas. Aqui no Brasil fazem tudo errado para forçar a legalização depois.”
Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
CIEE é indicado ao Top of Mind de RH pelo terceiro ano seguido
O Centro de Integração Escola-Empresa - CIEE está concorrendo, pelo 3º ano consecutivo, no Prêmio Top of Mind de RH, uma das premiações mais relevan

A Associação Brasil-China de Negócios (ABCN) e o Instituto de Regulação, Inovação e Sustentabilidade (IRIS) estão à frente de uma missão técnica exc

Empresa com atuação em soluções para diagnóstico humano e veterinário, anatomia patológica, cuidados com feridas e tecnologias de controle no setor

Sebrae em Rondônia fortalece governança em encontro nacional de conselheiros
O Sebrae em Rondônia participou, nesta semana, de uma agenda estratégica em São Paulo voltada ao fortalecimento da governança corporativa e da atuaçã
Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)