Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Conheça 3 ferramentas que podem acelerar pequenas e grandes obras


https://www.pexels.com/photo/newly-make-high-rise-building-162557/ - Gente de Opinião
https://www.pexels.com/photo/newly-make-high-rise-building-162557/

Depois de um tempo em baixa, o setor da construção civil está reagindo em nossa região. Além do momento propício, outro motivo que faz essa reação é a presença de ferramentas que podem acelerar qualquer tipo de obra, melhorando muito a produtividade do setor.

O uso das ferramentas certas pode reduzir os custos com a obra, diminuir o tempo de finalização, facilitar a vida de todos os trabalhadores envolvidos e ainda evitar desperdícios, tanto de tempo, como de materiais. Conheça algumas dessas ferramentas que podem acelerar e melhorar as obras:

Guincho de coluna elétrico

O guincho de coluna é um dos equipamentos mais eficientes para elevar as cargas de um ponto até outro na vertical. Além de acelerar um processo essencial em uma obra e otimizar muito o tempo de serviço, este equipamento também garante mais segurança para os trabalhadores.

O motor do guincho de coluna elétrico elimina totalmente a necessidade dos trabalhadores fazerem força para erguer cargas pesadas. Com isso, o tempo e a energia que seriam gastos nesse processo podem ser despendidos em outras etapas da construção.

Projetor de argamassa

Além de acelerar a etapa de revestimento, o projetor de argamassa também garante maior eficiência no processo de aplicação da argamassa. O uso do equipamento eleva muito a produtividade, se comparado ao trabalho de chapisco convencional. Além disso, por conta do bombeamento que a máquina faz, a resistência fica maior do que no método manual.

A economia de tempo gerada pelo uso de um projetor de argamassa é impressionante. Manualmente, um pedreiro consegue aplicar entre 10 e 20 metros quadrados por dia, enquanto com o uso do equipamento é possível fazer a aplicação em até 60 metros quadrados.

Compactador de solo

O compactador de solo é um equipamento essencial para acelerar a primeira fase de qualquer obra, garantindo assim uma maior velocidade em toda a construção. Além de otimizar o tempo, o uso do compactador também previne imprevistos em fases futuras, pois traz maior qualidade para o processo de alinhamento do terreno e obtém maior resistência de capacidade de carga e densidade do solo.

Com isso, é muito mais difícil que o terreno ceda e danifique outras partes da obra. No caso do compactador de solo elétrico, o ganho de tempo é maior ainda, pois diminui a força feita pelos trabalhadores.

Tecnologias também ajudam

Além dos três equipamentos que citamos, existem várias soluções tecnológicas que podem acelerar as obras. É possível usar aplicativos e equipamentos eletrônicos que gerenciam os processos da construção e melhoram a produtividade, novos tipos de materiais que geram economia financeira e outras máquinas automatizadas que fazem o trabalho de maneira eficiente e veloz.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais

STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta quinta-feira (3) o plano do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) par

Sistema COFECI-CRECI promove encontro nacional em Campina Grande (PB) com foco na modernização institucional e no desenvolvimento do setor imobiliário

Sistema COFECI-CRECI promove encontro nacional em Campina Grande (PB) com foco na modernização institucional e no desenvolvimento do setor imobiliário

O Sistema COFECI-CRECI realiza, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, a Sessão Plenária Ordinária 02/2025 da gestão 2025–2027, na cidade de Campin

Povos indígenas da Amazônia apresentam proposta de NDC com ações climáticas para a COP30

Povos indígenas da Amazônia apresentam proposta de NDC com ações climáticas para a COP30

Autoridades e lideranças indígenas dos nove países da Bacia Amazônica apresentaram uma proposta de NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) in

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

 O resultado do concurso para perito médico federal foi divulgado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 23 de junho. A lista traz 768 ca

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)