Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

BR Distribuidora: Trabalhadores são contra a venda de ativos



Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil

Com o apoio de entidades sindicais, trabalhadores da Petrobras Distribuidora (BR) fizeram hoje (24) um abraço simbólico no edifício sede da subsidiária, no Rio, para protestar contra a proposta da Petrobras da venda de parte do capital da subsidiária da estatal. Segundo os organizadores, o ato envolveu cerca de 300 funcionários da empresa.

A presidente do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, Lígia Deslandes, disse que o objetivo é sensibilizar a Petrobras para que “reveja a sua posição e mantenha as ações da empresa em poder dos brasileiros. “A venda de ativos é uma forma dissimulada de privatizar a subsidiária", afirmou.

As manifestações contra a venda de parte das ações da BR tiveram início logo no início da manhã, quando os petroleiros iniciaram o ato na porta da Fábrica de Lubrificante da BR, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

De acordo com o sindicato, também ocorreram protestos nas instalações da empresa em São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Amazonas. A data de hoje foi escolhida para ocorrer no mesmo dia da reunião do Conselho de Administração da BR que vai deliberar sobre questões estratégicas envolvendo a empresa.

Ao protestar contra a venda de parte das ações da BR, a presidente do Sintramico lembrou a função social da BR, presente com seus pontos de distribuição em todos os estados da federação. “Uma empresa que está nos 27 estados da federação e que propicia ganho financeiro e um lucro muito maior para a Petrobras, por agregar valor, do que outras petroleiras de várias parte do mundo que venderam seus ativos tem que ser preservada”.

“E além de propiciar ganho de escala, há toda a questão de logística de distribuição, que atende a todas as regiões do país. E Manaus, por exemplo, a BR responde por 50% dos impostos recolhidos. Ela está presente onde seguramente outras empresas não estarão pela menor lucratividade da operação”, disse.

A manifestação foi organizada pelo Sindicato das Empresas de Distribuição de Combustíveis do Estado do Rio de Janeiro (Sintramico-RJ), a pedido dos próprios funcionários, e contou com o apoio do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), da Federação Única dos Petroleiros (FUP), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais e partidários como a Frente Brasil Popular FBP) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Procurada pela Agência Brasil, a BR Distribuidora disse que não iria se pronunciar sobre o assunto.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)