Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Blairo Maggi revela desejo de ser ministro dos Transportes



O empresário Blairo Maggi deixou o Governo de Mato Grosso para ser candidato ao Senado Federal convicto de duas coisas: primeiro, que o programa de cobertura asfáltica nas estradas, realizadas em quase oito anos, foi um sucesso absoluto e contribuiu diretamente para fortalecer a principal atividade econômica do Estado, que é o campo da produção agrícola; segundo, que Mato Grosso, quando mais ampliar o sistema de transporte, seja por estrada, trilhos ou navegação, melhor para os produtores e para o próprio Estado.

A exposição do ex-governador vem sendo feito quase que diariamente aos seus aliados e nas suas bases de sustentação – no caso, o setor de agronegócios - como uma de suas principais plataformas de ação política quando chegar ao Senado Federal, após o dia 1º de fevereiro. Ao projeto, Maggi acrescenta uma pitada de experiência: sabe que o Legislativo, mesmo na condição de senador, tem suas ações limitadas. Nesse caso, vai ser necessário agir politicamente – o que significa estender a ação do agronegócio dentro de um futuro governo de Dilma Rousseff presidente.

Trocando em miúdos: Maggi quer que o Ministério dos Transportes – e a “porteira fechada” evidentemente, o que incluí o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) – sejam controladas pelo segmento. E como principal ícone do setor, está disposto a fazer o “sacrifício” de ser ministro dos Transportes. Isso mesmo: Maggi trabalha para ser ministro dos Transportes, segundo revelaram alguns produtores rurais da região de Sapezal.

Depois da reclusão das férias, o ex-governador abriu seu “Estradeiro Eleitoral” para chamar os aliados tradicionais, no caso, o homem do campo, para a nova batalha. “Ele sabe que poderia ser ministro quando quizesse. Mesmo não disputando o Senado. Mas uma coisa é ser ministro com o cargo de senador. Outra coisa é ser ministro só com o peso da liderança. Ele levará as duas situações” – explicou um dos interlocutores de Maggi, que ouviram a chamada revelação. “Ele sonha em deixar o Estado com uma logísitica impressionante. E apenas como senador, não conseguiria”. Sorte, portanto, do primeiro suplente.

Para chegar a ministro, Maggi precisa urgentemente trabalhar para reverter, ao menos em parte, a distância que José Serra, do PSDB, abriu em Mato Grosso para Dilma Rousseff, do PT. Especialmente porque o partido da ex-ministra se transformou numa “colcha de retalho” por conta da volúpia de seus dirigentes, que abriram uma guerra desnecessária, internamente, e acabaram “rachando” a sigla de forma definitiva. O ex-governador terá que sustentar a candidatura de Dilma no Estado. E nada melhor que levar essa mensagem de otimismo aos seus aliados.

Dar uma resposta efetiva para o quadro ruim de Dilma em Mato Grosso é questão emblemática. O Norte e o Centro-Oeste representam, juntos, apenas 14% dos votos nacionais. A exemplo do que aconteceu no segundo turno da ultima eleição de Lula a presidente, a “virada” no Estado poderia ser usada como uma espécie de caixa de ressonância para influenciar eleitores em outros estados. Em sua ultima pesquisa, o Datafolha confirmou que Dilma vem avançando em todas as regiões.

Fonte: 24 horas News
 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)