Quinta-feira, 5 de maio de 2016 - 12h03

247 – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa elogiou nesta quinta-feira, por meio de sua conta no Twitter, a decisão do ministro Teori Zavascki, do STF, que determina o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado e, consequentemente, da presidência da Câmara.
"O ministro Teori acaba de tomar uma das mais extraordinárias e corajosas decisões da história político-judiciária do Brasil", postou Barbosa. A decisão foi elogiada por governistas e oposicionistas nesta quinta no Congresso, mas críticos do impeachment alertaram para o fato de que ela veio tarde demais, depois do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff já praticamente consumado.
Barbosa disse ainda que há questões que o "incomodam profundamente no atual processo de impeachment" e apontou "possíveis consequências", sem, porém, especificá-las. Confira abaixo seus tuítes sobre o tema:
- o ministro Teori acaba de tomar uma das mais extraordinárias e corajosas decisões da história político-judiciária do Brasil
- afastado há quase dois da vida pública, sou hoje um cidadão plenamente livre, um profissional de mercado
- embora haja questões que me incomodem profundamente no atual processo de impeachment, resolvi não participar do debate.
- Isso não me impede, porém, de indicar algumas pistas, apontar certos deslizes, chamar a atenção para possíveis consequências
- Por exemplo: o senador Anastasia é jurista de primeira ordem. Adorei quando ele trouxe ao debate a opinião de Alexander Hamilton.
- Hamilton era um gênio, uma das mentes poderosas na origem da criação das instituições que moldaram os EUA, copiadas pelo Brasil.
- É bonito citar Hamilton! Mas Hamilton e outros constituintes de 1787 tinham justificado temor quanto a certos aspectos do impeachment.
- Qual era o maior temor de Hamilton em relação ao processo de impeachment? "the demon of faction"!
- o leguleio incompreensível em curso no Senado nos ultimos dias só serve a um propósito: esconder do grande público questões fundamentais.
- Tomo um caminho tortuoso, propositalmente. Adoto a perspectiva comparativa, baseada no fato de que o Brasil não é uma republiqueta qualquer.
- Em 1868, tentou-se destituir via impeachment o presidente Andrew Johnson dos EUA, por dois motivos: um ostensivo e outro, oculto.
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)