Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Banda Baiana System fecha carnaval do Pelourinho



Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil

Uma novidade no cenário da música da Bahia, a banda Baiana System encerrou o carnaval do Pelourinho nessa terça-feira (9).

Conhecida por misturar batidas de rock com o reggae e o rap, a banda teve o trio elétrico como primeira referência musical. Inicialmente no cenário alternativo de Salvador, Baiana System vem ganhando espaço em shows e apresentações pelo Brasil por trazer ao público músicas dançantes e letras politizadas. O vocalista do grupo, Russo Passapusso, classifica o som feito por eles como experimental.

"A principal característica de Salvador é misturar ritmos. A gente faz música para a rua, com influências da Jamaica, África, Bahia, Som Latino, muita coisa oriental (depois das viagens), influências orientais de escala. Muitos subgraves, som urbano, muito canto falado. Estar em cima do palco é um sentimento de gratidão, sempre trabalhamos com pergunta e reposta e hoje o público tem respondido muito bem, é incrível", declarou o cantor.

A estudante Bruna Oliveira disse que começou a gostar das músicas em 2014 e que já apresentou o som para outros amigos. "Meus amigos de São Paulo se apaixonaram pelo som e fizeram questão de vir conhecer pessoalmente, mas já escutam sempre no celular. É dançante e diferente", completou.

O produtor musical Zulú Araújo explica que o Baiana System sintetiza a contemporaneidade da música baiana. "Gosto do som deles, do conceito, e eles são excelentes músicos. O som deles é realmente experimental, porque o que é bom nunca deve estar pronto. A maior parte do público é de jovens, sem separação de classe ou de cor porque conseguem transmitir a música, isso é genial. Eles conseguiram recuperar para a Bahia o dinamismo do tropicalismo, quando inseriram a guitarra, o baixo, por exemplo. A aceitação da banda me agrada, porque confirma que o público gosta do que conhece, como disse Gilberto Gil"

Criado em 2009, o grupo se apresentou pela terceira vez, no palco principal do Largo do Pelourinho. Antes do grupo que representa a nova geração da música baiana, outras atrações se apresentaram: IFÁ Arobeat, grupo instrumental com elementos do ijexá, funk e afrobeat e o cantor Dão, como convidado.

No Circuito Batatinha, também no Pelourinho, 12 blocos e bandas afro se apresentaram nessa terça-feira, encerrando as apresentações do Carnaval 2016.

Apesar do estilo musical dessas e de outras atrações no Pelourinho, o carnaval deste ano no centro histórico homenageou os 100 anos do samba. O governo da Bahia adiantou que, no ano que vem, a homenagem do carnaval do Pelourinho será aos 50 anos do Movimento Tropicália, que surgiu na Bahia em 1967 e trouxe uma mistura entre o tradicional e a vanguarda. Entre os maiores nomes da tropicália, na música, estão Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes e Tom Zé.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)