Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Band e Vox Populi pedem registro no TSE de pesquisa de opinião para presidente



A Rádio e Televisão Bandeirantes e o Instituto Vox Populi solicitaram nesta terça-feira (19/1) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o registro da primeira pesquisa de opinião pública sobre as eleições para presidente da República, que ocorrerá no dia 3 de outubro de 2010. A pesquisa foi realizada de 14 a 17 de janeiro e abrangeu duas mil pessoas nas cinco regiões do País.

De acordo com o TSE, a pesquisa pede que o entrevistado responda de forma espontânea em quem votaria para presidente da República se a eleição fosse hoje. Oferece ainda dois blocos de supostos candidatos a presidente da República e pede que o entrevistado aponte, em cada um, em quem votaria.

Em outra lista de supostos candidatos a presidente, a pesquisa solicita ao eleitor que informe em quem não votaria. No caso de eventual segundo turno na eleição presidencial, a avaliação traz uma lista de supostos candidatos e pergunta qual seria o escolhido do eleitor.

A Resolução 23.190, do TSE, estabelece que, a partir de 1º de janeiro deste ano, as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião relativas às eleições de 2010 ou aos candidatos são obrigadas a registrar a pesquisa, com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação.

Ainda de acordo com a resolução, no registro, deve ser informado quem contratou a pesquisa, o valor e origem dos recursos gastos no trabalho, a metodologia e período de realização do estudo, o plano amostral e informação quanto a sexo, idade, grau de instrução nível econômico do entrevistado, a área física de realização do trabalho, o intervalo de confiança e margem de erro, o sistema interno de controle e verificação, a conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo e o questionário completo aplicado.

Também devem constar o nome de quem pagou pela realização da pesquisa, o contrato social, o estatuto social ou a inscrição que comprove o registro da empresa, com a qualificação completa dos responsáveis legais, razão social ou denominação, número de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), endereço, número de fac-símile ou endereço de correio eletrônico em que receberão notificações e comunicados da Justiça Eleitoral, nome do estatístico responsável pela pesquisa – e o número de seu registro no competente Conselho Regional de Estatística - e número do registro da empresa responsável pela pesquisa no Conselho Regional de Estatística.

Segundo a resolução, o registro prévio das pesquisas na Justiça Eleitoral é obrigatório para assegurar a publicidade para o público em geral da abrangência e da metodologia utilizada nos levantamentos e para que as avaliações possam ser divulgadas. Na eleição presidencial, o pedido de registro de pesquisa deverá ser feito no TSE. Nas eleições federais e estaduais, o pedido de registro deverá ser feito nos Tribunais Regionais Eleitorais.

De acordo com o Tribunal, a pesquisa encomendada pela Band pergunta ao eleitor qual a sua avaliação sobre o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente do governo federal e sobre o desempenho do governador do estado do consultado. Questiona ainda o eleitor se ele tem simpatia por algum partido político. Outra pergunta é se o eleitor tem alguma religião e com que freqüência costuma ir à igreja, templo ou casa de oração.

O Instituto de Pesquisa Data AZ também entrou nesta terça-feira com pedido de registro de uma pesquisa sobre a preferência do eleitor para presidente da República e para o governo do Piauí. A pesquisa foi feita de 10 a 14 de janeiro e entrevistou 1.768 cidadãos somente na área urbana do estado do Piauí.

Pesquisas eleitorais

Para consultar as pesquisas eleitorais de entidades e institutos que já solicitaram registro no site do TSE

Fonte: Uol

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)