Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Avanços na área social garantem inclusão produtiva eficaz



Brasília, 17 – “Precisamos afinar os instrumentos, tocar na mesma direção e com harmonia”. Assim o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Rômulo Paes, abriu o segundo dia de encontro com secretários estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social. Ele garantiu a manutenção e a continuidade da agenda social do MDS e ressaltou os avanços nas áreas de proteção básica e especial à população brasileira. Segundo ele, isso significa a possibilidade de iniciar um processo de inclusão produtiva e garantir um modelo mais articulado, eficaz e solidário de crescimento.

“Temos elementos que nos permitem construir uma nova etapa e só chegamos a este estágio por termos um histórico positivo”, disse o secretário. Rômulo Paes enfatizou a necessidade de mobilizar todos os segmentos do governo e da sociedade para dar condições às pessoas de aproveitarem as oportunidades.

A secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, apresentou as ações da área, a rotina e o fluxo de trabalho, assim como os diretores e coordenadores da secretaria. Falou, ainda, sobre a política de assistência social e destacou a importância do encontro com os gestores estaduais.

Denise Colin considera fundamental estudar a oferta dos serviços regionais e atuar de forma articulada com a área do trabalho. “Não temos duas agendas paralelas. Temos um débito com a nossa população e essas agendas existem para superá-lo”, reforçou. A capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o cumprimento do Pacto de Aprimoramento da Gestão foram citados por Denise como questões fundamentais para o fortalecimento do Suas.

Realidades – Uma relação exitosa. Foi assim que a secretária de Assistência Social e Cidadania do Amazonas, Regina Fernandes, classificou os contatos entre governos estadual e federal. “O governo federal é nosso principal parceiro e precisamos deste apoio”, disse a secretária. Ela lembrou que o Estado vive dificuldades em relação à comunicação, pela precariedade dos serviços de internet. “Isso prejudica o acesso dos municípios ao MDS”, disse.

A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso, Roseli Barbosa, destacou a discussão que o Estado estabelece com os municípios sobre o tema e a luta dos profissionais pela aprovação do PL Suas. “No Mato Grosso, trabalhamos para fortalecer uma rede para atacar os principais problemas do setor e um deles é a falta de capacitação”, declarou.

O secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina, Serafim Venzon, acredita que sua secretaria precisa dar mais suporte aos municípios e essa questão passa por mais investimentos financeiros para “atender a necessidade social da população”.

Fonte: Ana Soares

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)