Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Auditores da Receita Federal entram em greve amanhã


Débora Xavier
Agência Brasil


Brasília - Os auditores fiscais da Receita Federal entram em greve a partir da zero hora de amanhã (18). A informação foi dada hoje (17) pelo vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Gelson Myskovsky. Segundo ele, inicialmente, os efeitos da greve serão notados no controle de bens e mercadorias que entram no país.

“No primeiro momento, a greve se fará sentir no controle de bens e mercadorias que chegam ao território nacional, especialmente nos portos e aeroportos, onde são liberadas cargas perecíveis, explosivas e inflamáveis e medicamentos.”

Para cumprir decisão do Superior Tribunal Federal, segundo a qual, na falta de legislação sobre greve no serviço público, deve ser obedecida a norma que prevalece no setor privado, 30% do efetivo será mantido trabalhando em todas as unidades da Receita Federal.

De acordo com Myskovsky, as negociações com o governo começaram em agosto de 2007, quando a categoria reivindicou “uma valorização do trabalho do ano passado”. Em outubro, o governo propôs um alinhamento dos salários dos auditores fiscais aos de duas outras carreiras exclusivas de Estado: a dos advogados da União e a dos delegados da Polícia Federal.

“Esse acordo não foi cumprido. Além de reduzir a proposta de reajuste de 42% para 17%, o governo desalinhou novamente as carreiras”, afirmou Myskovsky. Dessa forma, justificou, é que a assembléia de auditores realizada na semana passada aprovou, com adesão de 97% de seus membros, a deflagração da greve.

Myskovsky disse que o governo fará ainda hoje uma reunião para analisar a possibilidade de reajustes para os auditores. Contudo, qualquer que seja o anúncio do governo somente uma nova assembléia poderá decidir sobre a suspensão da greve. “E somente será possível nos reunir novamente na próxima quarta-feira (19)”, afirmou.

 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p