Sexta-feira, 26 de maio de 2017 - 07h30
Os moradores do residencial Orgulho do Madeira, zona leste de Porto Velho, terão uma manhã diferenciada com a realização de uma mini etapa do Projeto Acordar – Drogas, problema de todos! O evento, realizado pela Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas (Sepoad), acontece neste sábado, 27, das 9h às 12h.
De acordo com a Superintendente da Sepoad, Isis Queiroz, o evento objetiva a aproximação familiar. “O Orgulho do Madeira é um empreendimento grandioso, onde estão reunidas famílias de diversas partes com diferentes culturas e costumes. É importante promover esse momento de interação entre eles para que possa ser fortalecido um vínculo familiar que é o principal meio de proteção às drogas”.
Durante o evento, os moradores terão a oportunidade de fazer testes rápidos de saúde com a realização de exames como o que detecta sífilis, HIV e hepatite, aferição de pressão; exibição de filmes educativos, participar de atividades de esporte e lazer e de rodas de conversas alertando aos pais sobre a importância da prevenção às drogas tendo como facilitadores os psicólogas da Sepoad, representantes da Seas e Conselho Tutelar.
A superintende ressalta que essa é uma atividade preventiva, mas também é feito o tratamento de dependentes químicos que moram no residencial. “Essa é uma prioridade do governador Confúcio Moura. O local é novo e há muitos moradores. Temos que trabalhar a vulnerabilidade e prevenir que crianças e jovens tenham contato com as drogas, além de acolher os que aceitam tratamento.”
Semanalmente, os Anjos da Paz vão ao residencial para avaliar as principais necessidades dos moradores. “Conversamos com as lideranças e avaliamos a necessidade local. É, a partir daí, que a programação dos eventos a serem realizados é feita. Todo mês temos atividade programada específica para o Orgulho do Madeira. Os temas, são definidos de acordo com a necessidade que vamos observando”, explica a psicóloga Rafaela Baratto.
O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Conselho Tutelar.
Sobre o projeto Acordar – Drogas, Problema de todos!
O projeto tem o objetivo de promover ações que fortaleçam os fatores de proteção ao uso indevido de álcool e outras drogas, por meio de atividades que incentivem práticas de atividades físicas, recreativas, culturais e que proporcionem momentos de inclusão e socialização. A proposta também contempla informar e sensibilizar a população frequentadores de espaços coletivos (praças, bairros, entre outros), visando minimizar os fatores de risco e fortalecer os fatores de proteção.
Fonte
Texto: Cristiane Cruz
Secom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)