Quarta-feira, 4 de julho de 2012 - 05h40
PIONEIRO - Empresário assume como primeiro suplente de Acir Gurgacz, que se licencia por quatro meses.
Tomou posse como senador ontem, o empresário Assis Gurgacz (PDT), suplente de seu filho, Acir Gurgacz (PDT), que se afastou para tratamento de saúde. Conduzido ao Plenário pelos senadores Gim Argello (PTB-DF) e José Pimentel (PT-CE), o novo senador prestou o compromisso constitucional diante dos colegas, do senador que se licenciava e do presidente do Senado, José Sarney.
Descendente de poloneses, Assis Gurgacz nasceu em 31 de maio de 1941, no município paranaense de Cruz Machado. Em 1964, fundou a empresa União Cascavel de Turismo (Eucatur), que em 1972 inaugurou a primeira linha de transporte regular para o então território de Rondônia.
Na política, foi eleito vereador em Cascavel, em 1968, e vice-prefeito do município, em 1976.
Em 1977, abriu uma filial da Eucatur na Vila de Rondônia, atual município de Ji-Paraná. Ao longo das décadas seguintes, passou a atuar em outros ramos de negócios na região Norte, como comunicação e pneus. Em 1999, fundou, em Cascavel, no Paraná, a Faculdade Assis Gurgacz.
Em maio passado, Assis Gurgacz foi um dos homenageados com o Diploma José Ermírio de Moraes, concedido anualmente pelo Senado a pessoas ou empresas que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento econômico e social do país. A posse foi conduzida pelo presidente do Senado, José Sarney, e acompanhada por parlamentares de diferentes estados.
Em seu discurso o senador Assis Gurgacz disse. “Quero dizer que assumo o mandato de senador da República por Rondônia, com o pensamento voltado para o estado onde chegamos em 1972 com o desafio de ajudar o governo brasileiro na colonização da Amazônia. Sinto uma vontade imensa de retribuir tudo o que recebi dessa terra, que na época ainda era território nacional”, disse Assis Gurgacz.
“Neste período de quatro meses em que vou exercer o mandato de senador, pretendo trabalhar focado em atender o estado de Rondônia em suas necessidades e de seu povo, dando sequência ao trabalho que tão bem vem desempenhando o senador Acir”, completou.
TRANSPOSIÇÃO
O senador em exercício destacou que vai continuar o trabalho pelo fortalecimento da agricultura, pela restauração da BR-364, bem como pela transposição dos servidores do ex-Território para os quadros da União e outras bandeiras já defendidas por Acir. “Vou focar a minha atuação nessa luta dos servidores pela transposição, que é um direito sagrado já assegurado em lei, mas que temos ainda algumas questões pontuais para resolver, como a equiparação dos salários e a abrangência da transposição”, destacou Assis. “Digo que esta é uma causa justa, pois quando chegamos em Rondônia presenciei estes servidores, pioneiros, que com seu trabalho ajudaram a construir o Estado”, frisou.
LICENÇA
O senador licenciado, Acir Gurgacz, disse que neste período de quatro meses estará em Rondônia, acompanhando as ações do mandato, a aplicação das emendas que destinou para as prefeituras e o apoiando o governo do Estado.
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do