Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Artigo: 'A violência no campo'



O artigo "A violência no campo" é de autoria do ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Hermann Baetae foi publicadona edição de hoje (25) do Jornal do Brasil:

"Há quase 25 anos, o Conselho Federal da OAB promoveu o I Encontro sobre a Violência no Campo e Direitos Humanos. O objetivo era o de debater os conflitos no meio rural, especialmente em Imperatriz, no Maranhão, Marabá, no Pará, e Araguaína, em Goiás.

Naquele ano de 1985, o ex-presidente Tancredo Neves tinha acabado de morrer. Foi empossado em seu lugar o atual senador José Sarney. O Brasil tinha saído do regime militar.

Na Fazenda Princesa, em Marabá, houve uma chacina contra posseiros assentados nas sobras das terras definidas pelo Incra. A ação de delinquentes contra os assentadores, a mando de proprietários, aconteceu também em outras áreas, na região. Os homens pagos para atuar violentamente no campo não sofriam, nem sofreram punições.

Movimentavam-se livremente pelo rio Tocantins para fugir das ações judiciais. Os fatos foram amplamente denunciados. Isso continuou acontecendo durante muito tempo.

Atualmente, muita coisa mudou.

A situação dos trabalhadores rurais evoluiu. Mas a questão ainda é a mesma, quando se fala em desrespeito aos que produzem na terra. Apesar de o Estado de direito estar consolidado, com a democracia, o direito opressor ainda existe.

Exercido contra muitos para a manutenção do privilégio de poucos.

A sociedade continua desigual.

Participei recentemente, junto com o presidente da Comissão de Ética Pública do governo Lula, Sepúlveda Pertence, do XVI Congresso Internacional sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública (Clad), em Salvador.

Dois painéis foram coordenados por membros da comissão que estavam lá. Além de mim e do ministro Sepúlveda, o padre José Ernanne Pinheiro, o senador Romeu Tuma, entre outros, também estavam lá.

O primeiro tema do encontro foi Valores, normas e instrumentos da ética pública na rede de instituições de governo nas Américas e o segundo, A ética sob a perspectiva dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Depois de amplas discussões, chegamos todos à conclusão de que tudo isso é muito importante para o fortalecimento do Estado democrático de direito.

A questão da ética pública não se esgota apenas em um congresso como esse.

Há uma preocupação mundial sobre os efeitos negativos da falta desse valor universal tão necessário para o progresso da civilização.

O Estado de direito - tema constante da preocupação de advogados, militantes, estudantes, professores, profissionais liberais e políticos que lutaram pela redemocratização do país nos anos 80 e contra a violência no campo - é uma das formas democráticas mais importantes do mundo atual. No que se refere ao trabalho rural, o direito deve ser usado como instrumento de libertação dos que vivem e produzem no campo.

Não se pode admitir o direito à propriedade, em detrimento do direito à vida.

É preciso que todos reflitamos com lógica e sem paixão sobre o fato de que cidadãos que trabalham e se sacrificam tenham que levar uma vida desumana.

Eu questiono e lanço esses pontos para discussão . Nossa luta não é individual. É em torno das ideias, dos princípios.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos fala sobre os direitos do homem, os direitos civis, os direitos políticos, os direitos sociais, econômicos e culturais. A própria ONU e a OEA reconheceram. Todos nós, possuamos propriedades ou não, temos esses direitos econômicos e culturais, que não podem ficar apenas declarados no papel.

Têm que ser cristalizados. Não é possível uma democracia onde uma pequena parcela da sociedade brasileira disponha de tudo e a grande maioria não tenha nada. 

Fonte: OAB com informações do JB

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)