Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Arthur Neto promete reduzir custos da Prefeitura


Manaus - A solenidade de posse começou com meia hora de atraso, na tarde desta terça-feira (1°). Os 41 vereadores eleitos entraram em ordem alfabética para ocupar os lugares no Teatro Amazonas. Em seguida, foi composta a mesa de autoridades para eArthur Neto promete reduzir custos da Prefeitura  - Gente de Opiniãompossar o prefeito eleito Arthur Neto (PSDB) e vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS).

A cerimônia foi comandada pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, Isaac Tayah (PSD). Na ocasião, os parlamentares fizeram o juramento de cumprir o mandato com honestidade e dignidade. Glória Carrate tomou posse no lugar de Ronaldo Tabosa, que foi cassado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Antes do juramento de Arthur Neto, o Coral infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro cantou o hino nacional. Ao ser anunciado oficialmente prefeito, o tucano foi muito aplaudido.

Em seu discurso, o novo prefeito garantiu que haverá respeito da Prefeitura com os vereadores. "Não haverá insolência por parte da Prefeitura para com a Câmara Municipal", disse. "Manaus precisa de quem a governe sem pensar na próxima eleição".

Arthur Neto anunciou ainda que as carretas não vão mais trafegar na cidade durante o dia. "Quando eu fui prefeito há 20 anos, Manaus tinha um grave problema de transporte, hoje, temos um grave problema de trânsito", comentou.

Ele determinou, ainda, que a Manaus Ambiental mude a sede do órgão para a zona leste, onde ocorre os maiores problemas de água. "Vamos exigir austeridade", afirmou ele. "Queremos o apoio da população, mas não a custo de demagogia".

Outro ponto destacado no discurso fica por conta da economia, assunto comentado na chegada de Arthur à cerimônia. Ele anunciou que uma das principais metas da sua gestão será reduzir os custos da Prefeitura de Manaus.

"Nosso trabalho começa hoje. Em vez de ser amanhã, queremos inovar e começar hoje", disse o prefeito eleito, que foi muito aplaudido pelas pessoas que o aguardavam no local. "Com a economia que estamos propondo, vamos aumentar em mais de R$ 200 milhões a capacidade de investimento da Prefeitura. Vamos melhorar a qualidade dos gastos com a água, luz, passagens e diárias".

Arthur Neto adiantou que todos os contratos serão revistos. "Vamos ser avaros porque se trata de dinheiro público", comentou. Sobre a Zona Franca, o prefeito afirmou que precisa ser fortalecida.

Para finalizar o discurso, o prefeito criticou a presidente Dilma Rousseff por conta da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). "Isso só beneficia as indústrias do ABC paulista", disse Arthur, ressaltando que não quer o fracasso do governo Dilma, pois isso também afetaria a arrecadação de Manaus.

O encerramento da solenidade aconteceu, às 18h31. Antes de seguir para sede da Prefeitura para a transmissão de cargo e posse do secretariado, Arthur recebeu homenagem de amigos e comunitários.

Do lado de fora do Teatro Amazonas, ele ainda discursou para mais de 500 pessoas, que acompanharam a posse por meio dos telões. Na ocasião, Celso Braga, declamou uma poesia para o prefeito e para Manaus e Arthur voltou a falar sobre a redução dos custos durante o seu governo, além do combate à corrupção. "Preferia que a posse fosse aqui fora, junto com o povo", disse, emocionado. "Fiquem com meu coração e do Hissa".

Mutirão de limpeza

Com o vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS) e os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito eleito tomou posse em evento para 600 convidados.

"Assim que o prefeito Amazonino Mendes me passar o cargo, vamos começar uma operação rigorosa de limpeza na cidade, com frota de garis", revelou Arthur. Aproximadamente 100 veículos coletores e seus respectivos servidores começarão a limpeza da cidade imediatamente.

Na quarta-feira (2), o prefeito e o Secretário Municipal de Limpeza Pública, Paulo Ricardo Farias, dão início às 9h, ao primeiro mutirão de limpeza pública, com capinação e retirada de entulhos das ruas.

A mega operação vai contar com 500 trabalhadores da Semulsp e será deslanchada pelo próprio Arthur, no final da avenida Autaz Mirim, próximo á entrada do bairro Cidade de Deus.

À ordem do prefeito, 250 homens se dirigirão ao bairro Cidade de Deus e outros 250 ao bairro Monte Sião, para iniciar os trabalhos que se estenderão pelo restante da semana.

Entre os convidados estão todas as autoridades do Estado, como presidentes de tribunais e da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), chefes do Ministério Público e o governador do Estado. Wilson Alecrim, titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) representou o Governo do Estado enquanto Conceição Sampaio representou a Assembleia Legislativa do Amazonas.

Fonte: D24

 

Gente de OpiniãoDomingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)