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Política - Nacional

Área do acidente é usada para testes militares


RIO - O Boeing 737-800 que desapareceu nesta sexta-feira saiu dos radares do controle de navegação por volta das 16h48m, quando sobrevoava a Serra do Cachimbo. A região é a mesma onde em 1989 o boeing 737-200 da Varig, pilotado pelo comandante César Garcez, caiu com 54 passageiros - 46 deles sobreviveram. Naquela época as buscas também foram feitas pelo Esquadrão Pelicano. O Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, onde pousou o Legacy, é usado para ensaios, testes e exercícios táticos com as aeronaves da FAB. Situado no extremo sul do Pará, no chamado Arco do Desmatamento, enfrenta problemas com posseiros e madeireiros, que invadem a sua imensa área (21,5 mil quilômetros quadrados) para extrair madeira nobre. O campo de tem um cronograma que permite testes com cada tipo de aeronave (aviões de carga, de transporte de tropas, helicópteros, caças), além de armamentos, incluindo mísseis. Sua área também é usada para operações de sobrevivência na selva. No início dos anos 90, o então presidente Collor foi ao local para tampar um buraco que, supostamente, seria usado para testes de armas nucleares. Ele fora aberto no regime militar.

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