Terça-feira, 22 de novembro de 2011 - 19h51
Na manhã desta terça-feira, 22, o senador Ivo Cassol defendeu e votou pela aprovação, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Projeto de Lei de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) que autoriza as cooperativas de crédito a utilizarem recursos de F.A.T. – Fundo de Amparo do Trabalhador para fins de concessão de crédito rural.
Com a aprovação, as cooperativas que estiverem adimplentes e em saudáveis condições financeiras poderão captar recursos externos junto ao F.A.T. para financiar a compra de sementes, adubos, máquinas e implementos agrícolas de seus associados, de acordo com sua capacidade de endividamento.
Ao fazer uso da palavra, o senador Ivo Cassol destacou o apoio de sua administração, quando governador, aos pequenos produtores rurais, explicando aos demais senadores como funcionava o PROMEC – Programa de Mecanização Agrícola, que fazia serviços nas pequenas propriedades rurais a custo praticamente zero, e que hoje não existe mais, “graças a incompetência da atual administração” que conseguiu acabar com um dos programas mais positivos para o homem do campo.
Agora, com a aprovação da Lei, os pequenos produtores não precisarão mais ficar a espera de recursos dos agentes financeiros oficiais, como o Banco do Brasil, a Caixa ou o BASA, por exemplo, para financiar a produção. Bastará que a cooperativa se adeque às normas que serão editadas pelo Ministério da Fazenda e do Trabalho (gestor do Fundo) para que seus associados possam apresentar os projetos e assinarem seus contratos de financiamento, facilitando a captação dos recursos.
“Eu sempre defendi o homem do campo e a aprovação deste projeto era de grande importância para o setor produtivo do país. Fiquei muito feliz em ter colaborado com a aprovação da Lei”, disse Cassol. Todos os senadores presentes a votação aprovaram o projeto, reconhecendo o trabalho exercido pelas cooperativas em favor do aumento da produção agrícola e a facilidade que trará ao homem do campo para obter crédito para produzir mais.
O Ministério do Trabalho não informou o montante a ser disponibilizado para as cooperativas, mas Cassol foi taxativo em afirmar que qualquer recurso será bem vindo, principalmente porque facilitará a vida dos pequenos agricultores, que muitas vezes não conseguem financiamento devido aos entraves burocráticos das instituições bancárias oficiais.
Fonte: Marco Antônio
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç