Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Após voto de Lewandowski, placar é de 4 a 1 pela aplicação da Ficha Limpa neste ano


 

Débora Zampier
Agência Brasil

Brasília – Após o voto do ministro Ricardo Lewandowski, o entendimento em favor da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano abriu vantagem de 4 a 1. Cinco ministros ainda vão se manifestar.

O voto de Lewandowski já era esperado, pois o ministro também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tinha votado a favor da norma em diversas ocasiões na corte. Os argumentos e as citações de julgamentos precedentes suscitados hoje, inclusive, foram muito semelhantes aos que Lewandowski havia citado no TSE.

O ministro também se colocou contra a inconstitucionalidade na origem do texto, argumento levantado ontem (22) por Cezar Peluso. Agora são 4 votos a 1 contra o argumento do presidente da corte, pois o ministro Ayres Britto manifestou-se formalmente contra o argumento de Peluso logo após o voto de Lewandowski.

A aparentemente ampla maioria a favor da aplicação da Lei da Ficha Limpa neste ano não pode, entretanto, ser considerada uma vitória antecipada da norma. Ainda faltam cinco ministros para votar: Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso, nesta ordem.

Dentre os ministros restantes, pelo menos dois já se declararam contra a lei em algum momento: Mendes e Marco Aurélio. Apesar de não ter entrado na análise dos aspectos constitucionais da norma, Peluso quis que toda a lei fosse considerada inconstitucional ontem por uma suposta falha de tramitação nas casas legislativas

Apesar do adiantado da hora, a assessoria do tribunal confirma que o presidente manifestou interesse em terminar o julgamento hoje.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)