Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Apoio de Simon a Dilma gera polêmica



Zero Hora

Ao abrir seu voto para Dilma Rousseff (PT) à Presidência, o senador Pedro Simon (PMDB) provocou reações no próprio partido e até no PT. – É lamentável que o presidente estadual do partido emita uma opinião dessas. É lamentável que esteja do mesmo lado de José Sarney, Jader Barbalho e Renan Calheiros – disse o deputado federal Darcísio Perondi, peemedebista como Simon.

Perondi se referia a caciques nacionais envolvidos em escândalos recentes que apoiam a eleição da petista. Assim como ele, boa parte dos parlamentares peemedebistas gaúchos prefere José Serra (PSDB). Foi esta divisão entre PMDB nacional e estadual que motivou José Fogaça, candidato ao Piratini, a manter-se neutro.

Em entrevista a ZH publicada ontem, no entanto, Simon disse que “o melhor para todos é Dilma como presidente e Fogaça como governador do Rio Grande do Sul”.

– Seria melhor que Simon, por ser o nosso presidente, mantivesse a neutralidade – avaliou o deputado federal Osmar Terra, outro serrista do PMDB.

E completou:

– Para dar opinião como presidente, ele precisa ouvir as bancadas federal e estadual, coisa que não fez.

Para Perondi, a posição de Simon “põe em risco a eleição de Fogaça”. O parlamentar diz que o PMDB precisará da governadora Yeda Crusius (PSDB) em um eventual segundo turno contra Tarso Genro (PT). Alardeando apoio a Dilma, Simon estaria afastando Yeda de uma futura coligação.

– Sugiro ao Simon menos entrevista e mais campanha. Eu convoco o senador a viajar conosco pelo Interior. Ele verá que a maioria do PMDB não aceita Dilma. É muito grave essa postura dele – criticou Perondi.

O líder da bancada do PT na Assembleia, Elvino Bohn Gass, demonstrou irritação com outra afirmação de Simon a ZH. Ao defender o voto Dilma-Fogaça, o senador disse que “Tarso nem representa o PT, ele representa uma ala do PT”. E acrescentou que “não é a mesma ala da Dilma”.

– Nada, absolutamente nada confere a Simon qualquer autoridade para dizer isto. É tão eivada de oportunismo a manifestação de Simon que, se fôssemos responder no mesmo tom, diríamos: “Simon nem é Fogaça, ele sempre foi Yeda” – disse Bohn Gass.

O deputado estadual Luiz Fernando Záchia (PMDB) votará em Serra, mas defendeu Simon. Disse que, no caso de vitória de Dilma, é melhor Fogaça assumir o Piratini porque “terá com ela uma relação apartidária”:

– Na disputa interna no PT, Tarso estava de um lado, Dilma de outro. Tarso tinha o objetivo de ser candidato à Presidência, fazia movimentações contrárias quando Lula falava em Dilma. Fogaça construiria um entendimento com facilidade, sem ranço.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)