Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ao lado de candidato tucano, Moraes anuncia nova etapa da Lava Jato


Ao lado de candidato tucano, Moraes anuncia nova etapa da Lava Jato  - Gente de Opinião

247 - Uma nova etapa da Operação Lava Jato vai ser deflagrada nesta semana que se inicia. A informação é do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que antecipou a ida da força tarefa às ruas ao lado do candidato tucano à Prefeitura de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, adversário político do ex-ministro petista Antonio Palocci. A curiosa declaração do ministro levanta dúvidas a respeito da real independência das instituições envolvidas na operação e um questionamento: a Lava Jato poderia estar sofrendo influência da Esplanada para interferir no resultado das eleições municipais?

Uma nova etapa da Operação Lava Jato vai ser deflagrada nesta semana que se inicia. A informação é do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que antecipou a ida da força tarefa às ruas ao lado do candidato tucano à Prefeitura de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, adversário político do ex-ministro petista Antonio Palocci. A curiosa declaração do ministro levanta dúvidas a respeito da real independência das instituições envolvidas na operação e um questionamento: a Lava Jato poderia estar sofrendo influência da Esplanada para interferir no resultado das eleições municipais?

"Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim", disse o ministro, segundo o broadcast da Agência Estado. Moraes disse mais: afirmou que a Lava Jato é uma "belíssima operação" e o prosseguimento das investigações, com "o apoio total à Polícia Federal", é um compromisso feito desde que assumiu o cargo.

Na semana passada, a mando do Juiz Sérgio Moro, a Lava Jato prendeu Guido Mantega num hospital onde a mulher do ex-ministro da Fazenda faria uma cirurgia contra um câncer. Horas depois, Moro revogou a prisão com a alegação de que o acusado não apresentava riscos ao prosseguimento das investigações.

Sobre o tema, Moraes rebateu acusações de que tenha havido exagero na prisão. Para o ministro, a PF atuou com discrição. "A prisão só foi revogada por um fato superveniente (posterior), desconhecido da polícia, Ministério Público e Judiciário, um fato humanitário, o que não leva a nenhum descrédito toda a operação e aquele momento da prisão".

Moraes disse que o governo não tem qualquer problema ou temor em relação às possíveis revelações que o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) possa fazer em um livro prometido para antes do Natal sobre os bastidores do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), que levou Michel Temer (PMDB) a assumir o cargo.

"Governo não tem nenhum problema em relação a isso, é absolutamente tranquilo sobre a decisão tomada soberanamente da Câmara dos Deputados, um poder independente, e, assim como os demais brasileiros, todos vamos aguardar o livro", concluiu.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)