Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Antônio Palocci deve assumir a Casa Civil



Decisão teria sido tomada após conversa com Dutra e Temer. Informação não é oficial


Priscilla Mendes, do R7, em Brasília.

A presidente eleita Dilma Rousseff teria convidado o ex-ministro da Fazenda e deputado federal Antônio Palocci (PT) para assumir a Casa Civil a partir do ano que vem, segundos fontes do PT. A informação ainda não é oficial.

Palocci estava cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, mas depois de uma reunião nesta terça-feira (23) entre José Eduardo Dutra e Michel Temer, presidentes do PT e do PMDB respectivamente, ficou decidida a ida do deputado para o ministério mais próximo da presidente.

Segundo uma fonte, nessa reunião os presidentes teriam fechado quais ministérios ficariam sob o comando do PMDB: Agricultura - com o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (RS) –, Minas e Energia - com a permanência de Edson Lobão -, Comunicação ou Cidades – com Moreira Franco, um dos coordenadores da campanha de Dilma -, e Previdência Social, que ainda não tem nome certo.

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, antes cotado para assumir a Casa Civil, estaria sendo reservado para a Saúde, Comunicação ou Cidades, a depender do acordo fechado com o PMDB.

Nesta quarta-feira (24), a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) confirmou três nomes da equipe econômica em nota. Como já havia sido antecipado, Guido Mantega foi convidado para permanecer no Ministério da Fazenda. A secretária-executiva do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Miriam Belchior, será a nova ministra do Planejamento, e o atual diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, foi indicado para assumir a presidência da entidade.

O deputado federal Eduardo Cardozo (PT-SP), de acordo com fontes do partido, é tido como certo no Ministério da Justiça, apesar de o petista evitar falar no assunto. Também devem permanecer no cargo a atual presidente da Caixa Econômica federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Já o nome da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), mais cotada no momento para assumir o ministério dos Esportes, está sendo testado para avaliar a reação do PCdoB. Pessoas próximas a Dilma, no entanto, consideram a gaúcha como uma boa escolha porque ela “será bem assessorada” e não representa um tipo de parlamentar “que só tem popularidade e pouco conteúdo”.

O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ainda tem destino incerto. Pode permanecer no comando da pasta ou assumir o Ministério da Saúde.


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)