Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Antônio Palocci deve assumir a Casa Civil



Decisão teria sido tomada após conversa com Dutra e Temer. Informação não é oficial


Priscilla Mendes, do R7, em Brasília.

A presidente eleita Dilma Rousseff teria convidado o ex-ministro da Fazenda e deputado federal Antônio Palocci (PT) para assumir a Casa Civil a partir do ano que vem, segundos fontes do PT. A informação ainda não é oficial.

Palocci estava cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, mas depois de uma reunião nesta terça-feira (23) entre José Eduardo Dutra e Michel Temer, presidentes do PT e do PMDB respectivamente, ficou decidida a ida do deputado para o ministério mais próximo da presidente.

Segundo uma fonte, nessa reunião os presidentes teriam fechado quais ministérios ficariam sob o comando do PMDB: Agricultura - com o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (RS) –, Minas e Energia - com a permanência de Edson Lobão -, Comunicação ou Cidades – com Moreira Franco, um dos coordenadores da campanha de Dilma -, e Previdência Social, que ainda não tem nome certo.

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, antes cotado para assumir a Casa Civil, estaria sendo reservado para a Saúde, Comunicação ou Cidades, a depender do acordo fechado com o PMDB.

Nesta quarta-feira (24), a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) confirmou três nomes da equipe econômica em nota. Como já havia sido antecipado, Guido Mantega foi convidado para permanecer no Ministério da Fazenda. A secretária-executiva do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Miriam Belchior, será a nova ministra do Planejamento, e o atual diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, foi indicado para assumir a presidência da entidade.

O deputado federal Eduardo Cardozo (PT-SP), de acordo com fontes do partido, é tido como certo no Ministério da Justiça, apesar de o petista evitar falar no assunto. Também devem permanecer no cargo a atual presidente da Caixa Econômica federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Já o nome da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), mais cotada no momento para assumir o ministério dos Esportes, está sendo testado para avaliar a reação do PCdoB. Pessoas próximas a Dilma, no entanto, consideram a gaúcha como uma boa escolha porque ela “será bem assessorada” e não representa um tipo de parlamentar “que só tem popularidade e pouco conteúdo”.

O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ainda tem destino incerto. Pode permanecer no comando da pasta ou assumir o Ministério da Saúde.


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)