Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Âncora Megaferrovia vai ligar Rondônia ao Oceano Pacífico


Gente de Opinião

Na semana passada, o jornal Folha de São Paulo, mostrou o traçado da ferrovia.  Ela nasce no Rio de Janeiro, passa por Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e Acre. De fato, a ferrovia vai cruzar o país de leste a oeste, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Não tem dúvida que é novo caminho que se abrirá para a Ásia, encurtando as distâncias e custos.

É importante que fique bem claro que trata de estudo técnico. A megaferrovia, se sair do papel, vai obedecer ao mesmo traçado da ferrovia Norte Sul em território rondoniense, cujo projeto acabou perdendo força no Palácio do Planalto por conta de escândalos de corrupção na execução da obra.
O mercado chinês está de olho no alimento que é produzido no Brasil. Um dos motivos da visita de empresários chineses ao Brasil foi justamente tratar do relacionamento econômico. O embargo da exportação da carne à China foi outro tema do encontro. Durante  a visita do presidente chinês, Xi Jinping, em julho do ano passado, o fim do embargo chinês à carne brasileira foi anunciado, mas faltava a assinatura de um protocolo sanitário.

A mão amiga ao Brasil, nesse momento de crise, veio em bom momento. A visita de 150 empresários juntamente com o primeiro-ministro chinês mobilizou o Brasil e não se tem dúvida que ajudou a aquecer o mercado econômico. A bancada de Rondônia recebeu a visita dos investidores e estreitou o relacionamento com o país, principalmente nesse momento em que dois frigoríficos instalados no Estado vão voltar a exportar a carne de Rondônia também para a China.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)