Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Alegria e comoção marcam celebração de abertura do 13º Intereclesial das CEBs


Alegria e comoção marcam celebração de abertura do 13º Intereclesial das CEBs - Gente de Opinião

Carregados de entusiasmo e alegria romeiros e romeiras festejaram a abertura, na noite do dia 7 de janeiro, da 13ª edição do Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs) que reflete sobre o tema “Justiça e Profecia a serviço da Vida” e o lema “CEBs romeiras do reino no campo e na cidade”.

A cidade de Juazeiro do Norte, localizada no sertão caririense do Ceará, terra de Padre Ibiapina, Padre Cícero e de tantos referenciais ficou pequena com a presença de centenas de romeiros e romeiras vindas de várias regiões do Brasil e de outros países da África, Europa, Ásia e América latina. “Não existe distância para quem tem fé no coração”, expressou um dos repentistas na acolhida das regiões.

Rondônia participa do 13 º Intereclesial em Juazeiro do Norte-CE

Cerca de 150 representantes das três dioceses do estado de Rondônia:Diocese de Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Arquidiocese de Porto Velho estão participando do 13 º Intereclesial que acontece em Juazeiro do Norte, Ceará, nos dias 7 a 11 de janeiro e tem como tema:Justiça e Profecia à Serviço da Vida e o lema:Romeiros e Romeiras do Reino no campo e na cidade.

Mais de cinco mil pessoas de todo o país e dos cinco continentes do planeta estão sendo acolhidos, na terra de Padre Cícero, para celebrar este momento tão importante para as Comunidades Eclesiais de Base-CEBs.

Durante a abertura do evento, dom Fernando Panico, bispo de Jazeiro do Norte e presidente do 13 º Interclesial, fez menção à enorme quantidade de romeiros e romeiras que se deslocaram das diversas partes do planeta para participar do encontro, e enfatizou: “não existe distância para quem tem fé no coração”.

As Cebs são um importante espaço de partilha, de troca de experiências, formação e espiritualidade. “O 13º Intereclesial é uma força propulsora de mudanças em nosso país”, declarou o vigário geral da Diocese de Ji-Paraná, padre José Celestino dos Santos.

Dentro da conjuntura atual, o encontro se propõe a debater temas importantes, a fazer uma reflexão dos desafios e das vitórias conquistadas nas diversas instâncias sociais, políticas, econômicas e religiosas, no Brasil e no mundo.

Para discutir sobre estas realidades o encontro conta com a participação do escritor Frei Betto, do cantor e compositor Zé Vicente, do professor doutor em filosofia e teologia, padre Manfredo, a escritora Raquel Rigotto, entre muitos pensadores e lutadores das causas sociais.

Segundo o cantor e compositor, Zé Vicente , o 13 º Intereclesial é um momento de graça e desafio. De graça porque nos reunimos para celebrar conquistas. E de desafio pois devemos fazer com que este seja o modelo de Igreja, uma Igreja profética e martirial, que tenha o rosto dos pobres excluídos”, afirmou Zé Vicente. (Fonte: Renata Garcia)

Com chapéus abananando e erguidos ao céu, abraços e olhares calorosos os romeiros e romeiras foram chegando e se acomodando no espaço da Igreja de São Francisco. A acolhida contou com várias mensagens dentre elas uma muito especial onde pela primeira vez um Papa fez referência ao encontro das CEBs. A mensagem do Papa Francisco causou alegria em abundância aos participantes que aplaudiram com muita emoção e esperança suas palavras. “Que este encontro seja abençoado pelo nosso Pai dos Céus, com as luzes do Espírito Santo que lhes ajudem a viver com renovado ardor os compromissos do Evangelho de Jesus no seio da sociedade brasileira. De fato, o lema deste encontro “CEBs, Romeiras do Reino, no Campo e na Cidade” deve soar como uma chamada para que estas assumam sempre mais o seu importantíssimo papel na missão Evangelizadora da Igreja”, diz um trecho da mensagem do Papa Francisco. A mensagem completa pode ser lida no link: http://www.intereclesialcebs.org/full.php?id_noticia=272¬icia_cat=2

Gente de OpiniãoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também expressou mensagem de acolhida pelo 13º intereclesial e reforçou as CEBs como seguidoras fiéis de Jesus Cristo no mundo e expressão viva da realidade do povo.

A celebração foi tomada por simbolismos que marcaram a história e caminhada das CEBs bem representado pelo trem onde cada vagão trouxe o tema celebrado nas doze edições anteriores.

Dom Fernando Panico, bispo da diocese de Crato saudou os participantes e os romeiros. “Sejam todos bem-vindos à diocese de Crato e ao Juazeiro do Norte. Em nome desta diocese de Crato que celebra o jubileu dos 100 anos de caminhada e em comunhão com a Igreja no Ceará, vos acolho com alegria, respeito, admiração e confiança”. O bispo recordou missionários e profetas que marcaram a região. “Bem-vindos à terra do padre Inbiapina, do padre Cícero, do beato Zé Lourenço do Caldeirão, da beata Maria de Araújo, de dom Helder Camara, do poeta popular Patativa e da Serva de Deus a menina Benigna da Silva Cardoso”. Dom Fernando recordou ainda o tema do 13º Intereclesial. “Somos romeiros e romeiras do Reino, comunidade de buscadores de Deus desejamos estar a serviço do Reino trilhando caminhos da justiça e de profecia na cidade e no campo. A terra dos romeiros vos acolhe com festa. Somo irmãos e irmãs, peregrinos da fé e a esperança de novos céus e nova terra”, afirmou.

Contentes os romeiros e romeiras receberam castanhas e amendoim, produtos típicos da região. Após a bênção as delegações voltaram para as 24 paróquias nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu e Missão Velha, locais de acolhida.

O encontro segue até às 17h do dia 11 de janeiro onde se encerrará com uma celebração de envio na praça do Santuário Nossa Senhora das Dores. Até lá os romeiros e romeiras participarão de vários momentos de reflexão sobre o papel e missão das CEBs. Estão previstos ainda visitas às paróquias e comunidades da região. No local do evento foi montada uma Feira de Economia Solidária e comércio justo com produtos de várias regiões.

Alegria e comoção marcam celebração de abertura do 13º Intereclesial das CEBs - Gente de Opinião

Fonte: 13º Intereclesial de CEBs /  Jeane Freitas e Jaime C. Patias
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)