Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Alegria e comoção marcam celebração de abertura do 13º Intereclesial das CEBs


Alegria e comoção marcam celebração de abertura do 13º Intereclesial das CEBs - Gente de Opinião

Carregados de entusiasmo e alegria romeiros e romeiras festejaram a abertura, na noite do dia 7 de janeiro, da 13ª edição do Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs) que reflete sobre o tema “Justiça e Profecia a serviço da Vida” e o lema “CEBs romeiras do reino no campo e na cidade”.

A cidade de Juazeiro do Norte, localizada no sertão caririense do Ceará, terra de Padre Ibiapina, Padre Cícero e de tantos referenciais ficou pequena com a presença de centenas de romeiros e romeiras vindas de várias regiões do Brasil e de outros países da África, Europa, Ásia e América latina. “Não existe distância para quem tem fé no coração”, expressou um dos repentistas na acolhida das regiões.

Rondônia participa do 13 º Intereclesial em Juazeiro do Norte-CE

Cerca de 150 representantes das três dioceses do estado de Rondônia:Diocese de Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Arquidiocese de Porto Velho estão participando do 13 º Intereclesial que acontece em Juazeiro do Norte, Ceará, nos dias 7 a 11 de janeiro e tem como tema:Justiça e Profecia à Serviço da Vida e o lema:Romeiros e Romeiras do Reino no campo e na cidade.

Mais de cinco mil pessoas de todo o país e dos cinco continentes do planeta estão sendo acolhidos, na terra de Padre Cícero, para celebrar este momento tão importante para as Comunidades Eclesiais de Base-CEBs.

Durante a abertura do evento, dom Fernando Panico, bispo de Jazeiro do Norte e presidente do 13 º Interclesial, fez menção à enorme quantidade de romeiros e romeiras que se deslocaram das diversas partes do planeta para participar do encontro, e enfatizou: “não existe distância para quem tem fé no coração”.

As Cebs são um importante espaço de partilha, de troca de experiências, formação e espiritualidade. “O 13º Intereclesial é uma força propulsora de mudanças em nosso país”, declarou o vigário geral da Diocese de Ji-Paraná, padre José Celestino dos Santos.

Dentro da conjuntura atual, o encontro se propõe a debater temas importantes, a fazer uma reflexão dos desafios e das vitórias conquistadas nas diversas instâncias sociais, políticas, econômicas e religiosas, no Brasil e no mundo.

Para discutir sobre estas realidades o encontro conta com a participação do escritor Frei Betto, do cantor e compositor Zé Vicente, do professor doutor em filosofia e teologia, padre Manfredo, a escritora Raquel Rigotto, entre muitos pensadores e lutadores das causas sociais.

Segundo o cantor e compositor, Zé Vicente , o 13 º Intereclesial é um momento de graça e desafio. De graça porque nos reunimos para celebrar conquistas. E de desafio pois devemos fazer com que este seja o modelo de Igreja, uma Igreja profética e martirial, que tenha o rosto dos pobres excluídos”, afirmou Zé Vicente. (Fonte: Renata Garcia)

Com chapéus abananando e erguidos ao céu, abraços e olhares calorosos os romeiros e romeiras foram chegando e se acomodando no espaço da Igreja de São Francisco. A acolhida contou com várias mensagens dentre elas uma muito especial onde pela primeira vez um Papa fez referência ao encontro das CEBs. A mensagem do Papa Francisco causou alegria em abundância aos participantes que aplaudiram com muita emoção e esperança suas palavras. “Que este encontro seja abençoado pelo nosso Pai dos Céus, com as luzes do Espírito Santo que lhes ajudem a viver com renovado ardor os compromissos do Evangelho de Jesus no seio da sociedade brasileira. De fato, o lema deste encontro “CEBs, Romeiras do Reino, no Campo e na Cidade” deve soar como uma chamada para que estas assumam sempre mais o seu importantíssimo papel na missão Evangelizadora da Igreja”, diz um trecho da mensagem do Papa Francisco. A mensagem completa pode ser lida no link: http://www.intereclesialcebs.org/full.php?id_noticia=272¬icia_cat=2

Gente de OpiniãoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também expressou mensagem de acolhida pelo 13º intereclesial e reforçou as CEBs como seguidoras fiéis de Jesus Cristo no mundo e expressão viva da realidade do povo.

A celebração foi tomada por simbolismos que marcaram a história e caminhada das CEBs bem representado pelo trem onde cada vagão trouxe o tema celebrado nas doze edições anteriores.

Dom Fernando Panico, bispo da diocese de Crato saudou os participantes e os romeiros. “Sejam todos bem-vindos à diocese de Crato e ao Juazeiro do Norte. Em nome desta diocese de Crato que celebra o jubileu dos 100 anos de caminhada e em comunhão com a Igreja no Ceará, vos acolho com alegria, respeito, admiração e confiança”. O bispo recordou missionários e profetas que marcaram a região. “Bem-vindos à terra do padre Inbiapina, do padre Cícero, do beato Zé Lourenço do Caldeirão, da beata Maria de Araújo, de dom Helder Camara, do poeta popular Patativa e da Serva de Deus a menina Benigna da Silva Cardoso”. Dom Fernando recordou ainda o tema do 13º Intereclesial. “Somos romeiros e romeiras do Reino, comunidade de buscadores de Deus desejamos estar a serviço do Reino trilhando caminhos da justiça e de profecia na cidade e no campo. A terra dos romeiros vos acolhe com festa. Somo irmãos e irmãs, peregrinos da fé e a esperança de novos céus e nova terra”, afirmou.

Contentes os romeiros e romeiras receberam castanhas e amendoim, produtos típicos da região. Após a bênção as delegações voltaram para as 24 paróquias nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu e Missão Velha, locais de acolhida.

O encontro segue até às 17h do dia 11 de janeiro onde se encerrará com uma celebração de envio na praça do Santuário Nossa Senhora das Dores. Até lá os romeiros e romeiras participarão de vários momentos de reflexão sobre o papel e missão das CEBs. Estão previstos ainda visitas às paróquias e comunidades da região. No local do evento foi montada uma Feira de Economia Solidária e comércio justo com produtos de várias regiões.

Alegria e comoção marcam celebração de abertura do 13º Intereclesial das CEBs - Gente de Opinião

Fonte: 13º Intereclesial de CEBs /  Jeane Freitas e Jaime C. Patias
 

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu