Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Alckmin é eleito governador de São Paulo no primeiro turno


   
Agência Brasil

Brasília - Geraldo Alckimin (PSDB) foi eleito governador de São Paulo, em primeiro turno, com 50,63 % dos votos válidos. Já foram apuradas 99,08 % das urnas do Estado. Aloizio Mercadante (PT) ficou em segundo lugar com 35,22 %.

Geraldo Alckmin já governou São Paulo por duas vezes. A primeira vez foi quando substituiu Mário Covas. Depois ele foi reeleito governador.

Nascido em Pindamonhangaba, cidade do interior paulista, em 7 de novembro de 1952. Geraldo Alckmin acumula quase quarenta anos de vida pública. Formado em medicina, é casado, pai de três filhos, assume pela terceira vez o governo do estado de São Paulo.

Aos 19 anos, iniciou sua carreira na vida pública como o vereador. Na época, cursava o primeiro ano de medicina, e dava aulas particulares para pagar a faculdade. Com 23 anos, Alckmin se tornou o prefeito mais jovem da história da cidade. Em 1982, foi eleito deputado estadual pelo PMDB. No ano de 1986, elegeu-se deputado federal. Na época foi vice-líder da bancada na Assembleia Nacional Constituinte e, posteriormente, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Em 1994 Alckmin foi vice-governador de Mário Covas. Além das atribuições do cargo, coordenou o Programa Estadual de Desestatização do Governo de São Paulo. Com a morte de Covas, em 2001, assumiu o governo e se reelegeu em 2002 .

Geraldo Alckmin chegou a concorrer à prefeitura de São Paulo em dois momentos: no ano de 2000 e 2008. Nas eleições de 2006, foi candidato à Presidência da República. Em 2009 assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de São Paulo.

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)