Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Agricultura familiar como protagonista da política ambiental



Em reunião ontem (18) com a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), representantes do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) tiveram a garantia de que a agricultura familiar será protagonista da política ambiental. “Queremos vocês aqui, no Ministério, propondo políticas, dizendo o que deve ser feito”, disse a ministra após ouvir a pauta de reivindicações do movimento.

Uma das queixas do MPA é a ausência de políticas públicas dirigidas para a educação ambiental no campo, ponto em que a ministra reconheceu a necessidade de ampliar e fortalecer ações nessa área, propondo ao movimento que levem suas experiências e idéias para o Meio Ambiente.

Alinhados aos movimentos da agricultura familiar no país, os deputados Padre Ton (PT-RO) e Marcon (PT-RS), a convite do MPA, estiveram no encontro. Padre Ton disse à ministra que na região Norte o órgão fiscalizador do meio ambiente, o Ibama, é visto como o que somente promove a criminalização dos agricultores. “Eu avalio que é necessário levar mais conscientização sobre o meio ambiente, recursos e políticas públicas que possam ajudar nossos agricultores a produzir sem danos à natureza”, disse o deputado.

Outro ponto da pauta que ganhou destaque no encontro foi a necessidade dos agricultores serem pagos pelos serviços ambientais prestados a partir da manutenção de Reserva Legal na propriedade. “É uma reivindicação justa. Ninguém quer atuar na ilegalidade, quer apoio, quer política do Estado”, disse Izabella.

O deputado Marcon e Charles Reginato, do MPA de Santa Catarina, falaram sobre a necessidade de investimentos em tecnologia para o pequeno produtor. Marcon considera que há um mercado enorme no país para o produto orgânico, e a agricultura familiar tem o perfil para produzir em maior quantidade com os recursos da tecnologia.

A ministra Izabella Teixeira disse que a pasta está em processo de elaboração do Plano Nacional de Agroecologia, e espera contar com a agricultura familiar na apresentação de projetos com essa proposta. A agroecologia alia técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente, sem a utilização de agrotóxicos.

Ela disse ainda ser necessário ampliar o diálogo com quem usa o meio ambiente e não só com aqueles que têm por definição proteger o meio ambiente, e reafirmou aos representantes do movimento para que apresentem projetos estruturantes para melhorar a qualidade de vida de quem está na ponta.

Fonte: Mara Paraguassu

 
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)