Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Agricultores cobram negocição de dívidas do Pronaf



A negociação das dívidas dos pequenos produtores rurais dominou o debate realizado, na tarde da última  sexta-feira (13), pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. Este foi o sexto seminário da série ‘Agricultura em Debate’, criado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão, e que nesta sexta-feira foi mediado pela senadora Ana Amélia (PP-RS). O seminário reuniu representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Banco do Brasil e dos agricultores familiares, e tratou da situação do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

O diretor do Departamento de Financiamento e Proteção de Produção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Luiz Guadagnin, apresentou dados para comprovar o investimento do governo na agricultura familiar. Ao tratar das dívidas dos agricultores, Guadagnin disse que o MDA tem se empenhado em socorrer esses produtores, mas há limitações técnicas para o alongamento de dívidas.

O diretor do MDA descartou o plano apoiado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), que prevê perdão a todas as dívidas de até R$ 12 mil dos pequenos produtores. Para ele, o perdão cobriria "praticamente 83% dos financiamentos do Pronaf" e, em escala nacional, resultaria num custo de R$ 20 bilhões à União. Ele, porém, reconheceu que os dirigentes de movimentos de pequenos agricultores procuram estimular a adimplência. “A prioridade de qualquer sistema de crédito é o adimplente”, argumentou.

Por sua vez, Frei Sérgio Görgen, coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores do Rio Grande do Sul, lembrou recentes problemas com perdas de safras e contestou Guadagnin quanto ao sistema de crédito e aos subsídios do MDA. Segundo ele, os números do governo são "irreais" e o governo federal precisa cumprir os compromissos de campanha para com os agricultores.

Já o assessor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Airton José Hochschid, citou números do recente Censo Agropecuário destacando a importância da pequena propriedade rural para a soberania alimentar do Brasil e como geradora de postos de trabalho, salientando a posição de liderança do Rio Grande do Sul em agricultura familiar. Hochshid defendeu o alogamento de dívidas dos agricultores familiares.

O senador Acir Gurgacz, que participou do debate à distância, de sua residência em Ji-Paraná, por conta de uma gripe que lhe deixou praticamente sem voz, questionou os critérios de distribuição dos recuros do Pronaf e cobrou políticas públicas voltadas para os agricultores familiares da região Norte e, em especial, para os de Rondônia. “Dados do Banco Central apontam uma distribuição desigual dos recursos do Pronaf: enquanto a região Sul recebe mais de 50% dos recursos, a região Norte fica apenas com 7%”, salientou Acir.

O senador rondoniense disse que o governo precisa precisa descentralizar a distribuição de recursos do Pronaf e aprimorar estratégias para fomentar a organização do agricultor familiar por meio de cooperativas, associações e empresas que possam reorganizar a toda a cadeia produtiva da agricultura familiar. “É necessário criar condições para que o agricultor da região Norte e de Rondônia tenha assistência técnica, estimulo à organização e acesso ao crédito”, cobrou Acir.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)