Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

AFTOSA: Campanha 2007 imunizou 97% do rebanho nacional


O balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2007, divulgado nesta quinta, dia 14, registra a imunização de 97% do rebanho. Nas duas etapas da campanha, foram aplicadas 341,3 milhões de doses de vacina em 200,7 milhões de bovinos e bubalinos. Os dados, obtidos por meio das declarações dos criadores e das vacinações supervisionadas pelos Serviços Veterinários Estaduais, foram enviados ao Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A maioria dos Estados manteve uma cobertura vacinal acima de 95%, índice considerado muito bom pelo Mapa. A média ficou em 97,8% nas unidades da federação classificadas como “Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação” (Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins). Santa Catarina é o único Estado do país livre de febre aftosa sem vacinação, onde ela não é praticada desde o ano 2000.

Os demais Estados alcançaram média de 89% de cobertura. Nesse grupo estão: Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

Atualmente, 59% do território nacional, que concentra 89% do rebanho bovino brasileiro, é reconhecido pelo Mapa como livre de febre aftosa. Segundo o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Nilton Morais, aumentar esse percentual depende de todos os setores envolvidos.

– Para chegarmos a ter todo o país reconhecido como livre de febre aftosa, é importante a participação de todos os elos da cadeia produtiva: produtores, profissionais dos setores público e privado – destacou o coordenador.  

A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2008 já começou. Neste mês, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 12 meses, do Estado do Mato Grosso e de uma faixa do Estado do Mato Grosso do Sul que faz fronteira com o Paraguai.

Fonte:  Ministério da Agricultura
 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p