Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Aécio não tem espaço no PSDB e precisa ter 'coragem' para sair


 
PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), disse ontem que, se o governador mineiro Aécio Neves quiser ser candidato a presidente, terá que "ter a coragem de mudar de partido", porque o candidato do PSDB será o governador de São Paulo, José Serra. Costa chegou a dizer que é "muito provável" que Aécio deixe a legenda tucana.

"O PMDB sempre esteve de portas abertas e nós peemedebistas de braços abertos para recebê-lo amanhã, se ele quiser mudar de partido. E é muito provável que venha a acontecer, até porque nós mineiros lamentamos o fato de, sendo ele do PSDB, ficar limitado nas suas andanças de proposições como candidato a presidente da República. Venha para o PMDB", afirmou.

Questionado sobre o motivo de considerar "muito provável" a saída de Aécio do PSDB, Costa disse: "Se quiser ser candidato a presidente, vai ter que ter a coragem de mudar de partido, porque no PSDB o candidato chama-se José Serra".

O ministro disse que essa convicção ele formou em viagens a São Paulo, pelos contatos com a bancada paulista, as conversas em Brasília e pelo fato de receber os representantes políticos e empresariais, principalmente os de São Paulo. "Vejo que está muito consolidada a proposta do governador José Serra como candidato a presidente dentro do PSDB."

Costa afirmou que Aécio precisa pensar em ir para o PMDB para ser candidato a presidente, mas disse que esses entendimentos devem ser primeiramente com o diretório regional do partido --alguns integrantes acham que Aécio conversa mais com o PMDB nacional do que com o mineiro.

"Tem que primeiro unir Minas e depois unir o Brasil. Tentar unir o Brasil sem unir Minas não têm jeito", disse Costa.

Aécio disse ser "prematuro" tratar de 2010 agora, mas não concordou com a avaliação do ministro sobre o espaço do PSDB ser de Serra. "É uma avaliação dele que eu respeito, mas discordo", afirmou.

Sobre Costa querê-lo no PMDB, Aécio disse: "Eu agradeço os gestos que o PMDB tem feito em nível nacional e agora em nível regional, mas tenho como prioridade administrar bem Minas".

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p