Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Acre: Confúcio conhece projetos na saúde e meio ambiente


 
O governador eleito de Rondônia, Confúcio Moura, deu início nesta sexta (3) à segunda etapa de sua agenda de compromissos em Rio Branco. Confúcio viajou para a capital acreana com o propósito de conhecer programas e projetos de gestão do governo estadual.
A primeira reunião do dia foi com a editora da Agência de Notícias do Acre, Mariama Morena, que, em reunião na Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento), apresentou ao governador eleito o sistema de Comunicação do Governo do Acre, com ênfase no portal de internet. Ela falou também sobre os desafios da gestão de todo o sistema de comunicação, quem envolve, além da agência de notícias e do portal, emissoras de TV e rádio públicas.

Em seguida, os benefícios do SISA (Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais) foram apresentados pelo Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral. O governo do Acre desenvolveu políticas compensatórias que estimulam produtores e extrativistas a não desmatarem. Confúcio conheceu os mecanismos de governança e metodologias de quantificação de carbono em decorrência da redução de desmatamento e proteção de florestas passíveis de serem medidos, quantificados e verificados para geração de créditos a serem comercializados. Uma legislação específica criada pelo governo vai permitir que o Acre participe do mercado internacional de carbono e de outros serviços ambientais. “As políticas de redução de desmatamento são a grande propaganda do carbono acreano. E colocam este Estado em posição de destaque”, disse Confúcio.

Na Funtac (Fundação de Tecnologia do Estado do Acre), Confúcio conheceu os centros de geoprocessamento, laboratórios da área florestal e desenvolvimento de energias renováveis. O presidente da Funtac, César Dotto, apresentou o projeto do fogão gerador de energia, que atende comunidades isolados. “São iniciativas como esta, que utiliza a tecnologia social, que irei implantar em Rondônia” ressaltou Confúcio.

Confúcio visitou ainda o polo moveleiro de Rio Branco, um complexo de tecnologia, design e produção industrial de móveis em madeira manejada e foi recebido na FUNDHACRE pelo secretário de Saúde Osvaldo Leal. A FUNDHACRE é um complexo de atendimento especializado na área de saúde e, durante a reunião, Moura conheceu em detalhes o programa Pró-Saúde. Em seguida, visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do segundo distrito de Rio Branco.

O complexo Amadeo Barbosa, obra de infraestrutura viária que viabilizou sensíveis melhoras no trânsito de Rio Branco - unindo as duas regiões urbanas separadas pelo Rio Acre - foi visitado por Confúcio, que estava acompanhado do Diretor Geral do DERACRE Marcus Alexandre.

No período da tarde o governador eleito de Rondônia visitou a Zona de Atendimento Prioritário – ZAP Chico Mendes - e a Zona de Processamento de Exportação.

No sábado (4) Confúcio visitará as instalações da fábrica de preservativos de Xapuri - a primeira a usar látex de seringal nativo da Reserva Chico Mendes, envolvendo diretamente as comunidades extrativistas – e conhecerá a fábrica de produção de pisos e decks de madeira certificada, através de manejo comunitário de floresta, com modelo de gestão de Parceria Pública, Privada e Comunitária (PPC).

O retorno de Confúcio para Rondônia está previsto para o final do sábado.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç