Porto Velho (RO) terça-feira, 3 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Acordo Rondônia: ministra propõe criação de um grupo de trabalho para agilizar medidas pelo desmata



A decisão foi tomada durante reunião ocorrida hoje entre a bancada rondoniense e a ministra, Marina Silva.

Por quase duas horas, membros da bancada rondoniense no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa, além de representantes do setor produtivo estiveram reunidos na manhã de hoje(02),  em Brasília com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quando entregaram o documento denominado Acordo Rondônia, que prevê medidas de combate ao desmatamento no estado.

A reunião marcada pelo líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO) resultou na criação de um grupo de trabalho a ser formado por membros da bancada rondoniense, representantes  do setor produtivo e técnicos do próprio ministério  e  terá a missão de discutir com a população ações que visem o desmatamento zero.

Dentre as medidas que foram definidas no encontro estão a elaboração de um plano estadual de combate ao desmatamento, a definição de uma lei a ser discutida e aprovada pela Assembléia Legislativa  estipulando o desmatamento zero em todo o estado   e o envolvimento do governo do estado com  tais ações, através dos órgãos que coordenam o setor ambiental.

O senador Valdir Raupp  atendendo a um apelo da ministra abriu a  reunião  colocando que é 100%  pelo desmatamento zero por entender que o estado precisa de uma política forte no setor ambiental. "Esse documento  entregue hoje a ministra  reúne as alternativas  para conter o desmatamento  no estado e promover o desenvolvimento sustentável na região", disse o senador ao lembrar que já discutiu o assunto com o setor produtivo e com a bancada estadual.

Raupp lembrou a ministra e aos  presentes à reunião que essa proposta já é do conhecimento dos  ministros da Agricultura Reinhold Stephanes (PMDB-PR), da Justiça Tarso Genro (PT-RS) e do Meio Ambiente Marina Silva (PT-Acre) e até ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.

Já a deputada Marinha Raupp(PMDB-RO)   colocou a necessidade do governo do estado participar também dessas discussões em torno de uma política voltada a redução do desmate e das queimadas no estado. 'Vamos  acatar a sugestão da ministrar de criar um grupo de trabalho ou uma comissão para começar a por em prática as ações em busca do desmatamento zero," revelou a deputada que considerou valiosa a audiência com a ministra.

Também falaram   sobre a necessidade do desmatamento zero, a senadora Fátima Cleide(PT),  os deputados Jesualdo Pires(PSB), Chico Paraíba(PMDB) e Ribamar Araújo(PT), o diretor da Federação das Indústrias de Rondônia(FIERO),  Avalone de Farias, o presidente da Federação da Agricultura de Rondônia, Chico Padre e o presidente da Associação  Rural de Porto Velho, João Vale.


"Um movimento virtuoso"

A ministra, Marina Silva  considerou  a preocupação  da bancada rondoniense e do setor produtivo como um 'movimento virtuoso"  por tratar de um assunto tão importante para o pais, neste momento em que o governo federal está adotando medidas para conter com as queimadas e o desmate.

Ela determinou a  sua assessoria técnica que promova  reuniões  em Brasília com a bancada federal e, em Rondônia, com os deputados estaduais e os demais representantes  do setor produtivo.

O "Acordo de Rondônia"  contém  18 propostas  relacionadas com o desmatamento zero por cinco anos, a fiscalização  preventiva e  a uma política regional de meio-ambiente, dentre outras.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu