Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Acir leva Senado para mais perto dos agricultores


A aproximação da realidade do campo do Senado Federal e a possibilidade de mais democracia na elaboração de políticas públicas que atendam aos agricultores são resultados visíveis do trabalho da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) neste biênio em que foi presidida pelo senador Acir Gurgacz.

Essa observação foi feita pelos senadores membros da Comissão que participaram hoje da última sessão ordinária do colegiado neste ano. Além da apreciação dos 11 itens previstos na pauta, a reunião foi permeada por depoimentos em reconhecimento ao trabalho do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) na presidência da Comissão.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) e membro titular da CRA, evidenciou a postura de mediador do senador Acir, ressaltando o caráter democrático das atividades no último biênio. Ele disse que Acir Gurgacz imprimiu um ritmo de trabalho exemplar e que inovou, no âmbito das comissões, ao criar o ciclo de debates que ocorreu sempre às sextas-feiras e percorreu diversos municípios do país.

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) compartilhou da iniciativa de Rollemberg e disse que Acir deu exemplo de coesão. Ele citou audiência pública promovida pela CRA em Chapecó, Santa Catarina. “Liderados pelo Acir, o Senado se deslocou Brasil afora”, destacou Maldaner.

O senador Jaime Campos (DEM-MT) disse que o presidente Acir Gurgacz deixa registrada a marca de um trabalho competente, com resultados positivos. “Foi um biênio extraordinário”, completou Jaime Campos, seguido pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que parabenizou a seriedade do trabalho do senador Acir Gurgacz frente à CRA. “Foi uma honra ter sido presidido por um parlamentar como Acir”, pronunciou Cyro Miranda.

Para o senador Blairo Maggi (PR-MT), devido ao trabalho de Acir Gurgacz a CRA hoje representa um grupo unido, que realmente entende o que se passa no campo e a importância do setor para a economia brasileira. “Sob a presidência do Acir, essa Comissão resgatou o valor do agricultor”, resumiu Blairo.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também reconheceu os avanços resultantes das inovações implantadas pela Comissão. “A iniciativa de abrir espaço para debates permitiu uma democratização que integrou agricultores e não agricultores. Na minha opinião, encerramos os trabalhos do biênio com resultados muito animadores”, disse a senadora.

O vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), também teve sua atuação reconhecida pelos colegas. Ele dedicou o sucesso dos trabalhos frente à CRA “ao desempenho, determinação e garra do senador Acir Gurgacz”. “A CRA é a mais jovem das comissões e não tinha tradição. Hoje estamos em patamar no mínimo igual ao das demais comissões do Senado e isso se deve à forma como o colega Acir Gurgacz conduziu nossos trabalhos”, elogiou Moka.

O senador Acir Gurgacz, por sua vez, ao agradecer os depoimentos públicos dos parlamentares, disse que os bons resultados do biênio são fruto do trabalho de cada um dos colegas. Ele afirmou que presidir a Comissão foi uma experiência sem igual e destacou que para o seu Estado, Rondônia, a CRA é a Comissão mais importante do Senado. “Trabalhamos no intuito de aproximar o agricultor do Senado e fizemos isso através principalmente do ciclo de debates em vários municípios”, avaliou.

Entre 2011 e 2012 a CRA realizou 39 reuniões para votação de propostas legislativas, 46 audiências públicas e 35 ciclos de debates.

Os ciclos de debates ocorreram sempre na sexta-feira, dia em que habitualmente não havia sessões nas Comissões do Senado, o que possibilitou a abordagem de muitos temas e criou um canal de interação direto com o agricultor.

Para possibilitar a participação dos agricultores dos debates apresentados ao vivo pela TV Senado, o senador Acir Gurgacz inovou, criando a possibilidade de interação com os senadores e especialistas por meio do Alô Senado. De qualquer lugar do Brasil os agricultores passaram a fazer questionamentos diretamente para os senadores e convidados especiais com chamada telefônica gratuita pelo 0800 61 2211. Os telespectadores também passaram a interagir no debate por meio do twitter @AloSenado ou pelo site do Senado.

“Recebemos uma média de 30 questionamentos em cada ciclo e a participação do público enriqueceu muito o debate pois com a abertura deste canal de diálogo surgiram questões que são do dia-a-dia do agricultor”, observa Gurgacz.

Gurgacz destacou ainda as proposições legislativas que foram votadas pela Comissão — um total de 72, a maioria (51) projetos de lei do Senado. A comissão também recebeu visitas de quatro delegações estrangeiras: México, Polônia, Rússia e Alemanha.

Segundo o presidente da CRA, as discussões revelaram problemas que dificultam o desenvolvimento da agricultura no país e reuniram sugestões “que estão servindo de referência para o governo e para as agências de fomento” na busca de soluções para os entraves.

Gurgacz agradeceu o empenho e a participação dos senadores que integram a comissão. “Nosso grande desafio é tornar o Brasil o maior produtor de alimentos do mundo e, produzindo mais, podermos melhorar a qualidade de vida dos nossos agricultores”, disse.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)