Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Acir Gurgacz propõe comissão para elaborar propostas para a educação



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) usou o plenário do senado nesta quarta-feira (10) para informar os avanços do governo Lula e dar uma solução para a educação do Brasil, que segundo ele as estatísticas têm demonstrado que o Brasil está em 88º lugar no mundo em relação a qualidade de ensino, ficando atrás de países como Argentina, Paraguai e Bolívia.

Segundo Acir as leis que são feitas sobre o assunto, os seminários e palestras que são realizadas a exaustão pelo país não tem melhorado a educação do Brasil. “Educadores renomados escrevem tratados, falam das peculiaridades do Brasil, da dimensão, dos seus costumes, da sua cultura, do sistema de ensino descentralizado, porém o avanço não tem ocorrido, causando um desestímulo total na carreira do magistério, onde bons alunos não querem mais seguir o magistério ou escolher como profissão a arte de ensinar”, esclareceu o senador que completou.

“O que realmente suscita o fascínio dos melhores alunos pela docência diz respeito, acima de tudo, à possibilidade descortinada pela carreira de verem seu talento reconhecido e sua capacidade intelectual estimulada bem como receberem da sociedade o respeito e reconhecimento pela profissão exercida”.

Acir afirmou também que é preciso que Brasil acorde, pois um teste aplicado em 338 mil alunos do segundo ao quinto ano em 350 municípios brasileiros espalhados por 25 Estados, mostra que 70% dos avaliados foram considerados analfabetos. “Levando em consideração que melhoria da Educação não é apenas acréscimo de vagas em bancos escolares, reforma de escolas ou construção de novas, mas um conjunto de ações que contribuirão para levar o BRASIL à condição de país que prepara seus filhos para competir com o nível de ensino dos países em destaque”, argumentou.

Ao finalizar seu pronunciamento o senador solicitou que seja formada uma Comissão Mista que possa envolver Senadores, Deputados, membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação e dos Municípios, bem como Técnicos do MEC.

Rondônia

Ao falar sobre seu estado, o senador informou que o governo estadual não disponibiliza recursos para viabilizar a presença de professores em cursos de qualificação e aprimoramento profissional oferecidos pelo Ministério da Educação, como o programa PRO Letramento.

“Segundo relado da Dra. Márcia, representante do Programa, quando esteve no meu estado, foi constatado que os professores fizeram o curso com recursos próprios, sem nenhuma ajuda do governo local, arcando com o seu próprio transporte, alimentação e material escolar”, explicou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)