Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Acir Gurgacz lembra sete anos da morte de Brizola



Em pronunciamento nesta terça-feira (21), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) lembrou os sete anos da morte de Leonel Brizola, fundador do Partido Democrático Trabalhista, em 21 de junho de 2004. O senador definiu a data como triste, mas, muito significativa para a história do Brasil.

- Foi uma das figuras políticas mais polêmicas, mais influentes, mais decididas e mais carismáticas de toda a nossa trajetória nacional - afirmou Gurgacz.

O senador lembrou momentos da história política de Brizola, desde a primeira eleição a deputado federal, em 1954, até a participação, como governador do Rio Grande do Sul, na campanha pela legalidade, em 1961, que garantiu a posse de João Goulart na Presidência da República.

Nascido em 1922, na cidade de Carazinho (RS), Brizola governou uma vez o estado do Rio Grande do Sul e por duas vezes o estado do Rio de Janeiro. Exilou-se do país em 1964, com o golpe militar que derrubou Jango, e retornou ao Brasil em 1979, com a Lei da Anistia.
 

Agropecuária

Acir Gurgacz também registrou a realização, na última sexta-feira (21) da 11ª audiência pública do ciclo de debates sobre a agropecuária brasileira, realizada pelaComissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), a qual preside. A audiência, que tratou da febre aftosa, foi realizada na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, e transmitida ao vivo pela TV Senado e pela Rádio Senado.

O senador agradeceu ao presidente do Senado, José Sarney, e ao diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado (SECS), Fernando César Mesquita, pela cobertura dos veículos da Casa à reunião em Ji-Paraná.

Fonte: Agência Agência Senado
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)