Quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 - 17h22
Em pronunciamento nesta quinta-feira (13), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) criticou portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que restringe a pulverização aérea de agrotóxicos nas lavouras de algodão, sob o argumento de que a prática representa um perigo iminente para a sobrevivência da população de abelhas.
A medida, adotada com aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi debatida pela manhã em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), presidida por Gurgacz, com autoridades do ministério e representantes dos agricultores, que pediram a suspensão da portaria até a conclusão de estudos definitivos sobre o tema.
Em seu pronunciamento, Gurgacz defendeu a produção de alimentos saudáveis, mas ressaltou que medidas como essa precisam ser discutidas com base em dados técnicos, como forma de evitar prejuízos econômicos para a sociedade e o agronegócio, responsável pelo saldo positivo da balança comercial brasileira.
Acompanhado de parlamentares, técnicos do governo e representantes dos agricultores, Gurgacz também esteve na Casa Civil da Presidência da República para tratar do assunto. A ministra Gleisi Hoffmann informou que o governo está buscando uma solução que contemple as safras dos próximos cinco anos, disse o senador.
Gurgacz também cobrou atualização da legislação que aprimore o uso de agrotóxicos, incluindo os produtos genéricos, de acordo com proposta já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara. Hoje é possível comprar nas farmácias medicamentos genéricos, mas não se pode utilizar remédio genérico em animais e na agricultura, explicou o senador.
Balanço
Nesta sexta-feira (14), às 11h, a CRA realiza o último seminário do biênio, durante o qual será feito um balanço das atividades da comissão sob o comando de Gurgacz. Nos últimos dois anos, sempre às sextas, a comissão promoveu uma série de debates para tratar de temas relacionados ao setor, como a política adotada pelo governo em relação à agricultura familiar e aos biocombustíveis, à cadeia produtiva do leite, ao sistema de cooperativas rurais e os assentamentos agrários, entre outros.
Em aparte, o senador Jorge Viana (PT-AC) saudou Acir Gurgacz e o trabalho executado por ele na CRA, considerado por ele determinante para a aprovação do novo Código Floresta, já em vigor.
Fonte: Ascom
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do