Segunda-feira, 18 de abril de 2016 - 15h17
Membro da Comissão Especial que analisou na Câmara dos Deputados o pedido de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) disse que a voz das ruas foi ouvida com a aprovação do seguimento ao processo de afastamento da chefe do Executivo.
“Pelo resgate à dignidade, pelos sonhos, pelo resgate da autoestima do povo brasileiro, eu voto pela juventude, pelo futuro das novas gerações, pelo povo de Rondônia, pelo Brasil, por Porto Velho, eu digo sim ao impeachment”, declarou a tucana ao justificar o seu voto favorável ao impedimento do governo petista.
Agora, o futuro de Dilma depende do Senado, onde o processo deverá ter seguimento com a formação de uma comissão especial de senadores para a elaboração de um parecer prévio sobre o seu afastamento.
Durante essa tramitação no Senado, a presidente pode ser afastada do cargo por até 180 dias e condenada no mérito por crime de responsabilidade. Na previsão da Secretaria Geral da Mesa do Senado, a partir do dia 19 de abril, depois da ordem do dia no Plenário, é eleita a comissão especial formada por 21 titulares e 21 suplentes.
O colegiado tem 48 horas para se reunir e começar os trabalhos, mas como no dia 21 de abril é feriado de Tiradentes, a comissão deve continuar a rito ainda na quarta-feira, dia 20. A comissão tem prazo de até dez dias úteis para elaborar e votar um parecer sobre o prosseguimento ou não do processo de impeachment.
Se o prazo de dez dias for cumprido em sua integralidade, no dia 5 de maio completa-se o período para a votação do parecer na comissão especial.
No mesmo dia, está prevista a leitura do parecer da comissão em plenário e aberto o prazo de outras 48 horas para a votação dos senadores. Por ora, não há previsão, como ocorreu na Câmara dos Deputados, de convocação de reunião para o fim de semana e, por isso, as 48 horas seriam estendidas até a terça-feira, 10 de maio.
Fonte: João Albuquerque
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)