Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

A importância das mulheres no Cooperativismo Brasileiro


 
As mulheres representam, aproximadamente, 25% dos associados e 12% dos ocupantes de cargos de direção no cooperativismo brasileiro.

  
“Para nossa satisfação, as cooperativas do estado de Rondônia vem incentivando a participação feminina no sistema cooperativista. Pelo menos treze mulheres ocupam a presidência de cooperativas singulares. Isto já representa dez por cento das cooperativas registradas na OCB-RO”, informa Rosania Franco Ferreira Pego, que ocupa a mais alta posição estadual no sistema, como Superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-RO.

Rosania Franco (foto), 35 anos, administradora de empresas, há três anos participou da reestruturação da OCB e do SESCOOP, em Rondônia, iniciando a carreira cooperativista como auxiliar administrativa. Casada, e com três filhos, Rosania é a mais importante peça executiva do Sistema OCB e SESCOOP rondoniense.

As outras treze mulheres que brilham com seu dinamismo e competência na direção de cooperativas no estado de Rondônia são:

- Claudenice Ferreira dos Santos – COOPERO (Cooperativa Educacional de Rondônia);
- Sueli de Almeida Lopes - COEDA (Cooperativa Educacional e de Desenvolvimento da Amazônia);
- Fátima Ferreira dos Anjos - COOPED (Cooperativa dos Profissionais em Educação de Jaru);
- Carolina Torres Frozoni - COOPEVI (Cooperativa Educacional de Vilhena);
- Célia Garcia de Souza - COOTRARON (Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Rondônia);
- Maura Aparecida Silveira Prada - COOPERMARCA (Cooperativa de Coletores de Materiais  Recicláveis  de Cacoal da Amazônia);
- Josélia dos Santos Pierre Rossi - COOPERFAMILIA (Cooperativa de Produção das Famílias Cacoalenses);
- Edna Cristina da Silva Santos - PRODÍGIOS (Cooperativa Mista de Produção, Serviços e Atividades Gerais);
- Fátima Streiling T. Milani - ARTESAM (Cooperativa de Artesãos Sonho Meu);
- Ana Figueiredo de Carvalho dos Santos - COOPCORTE (Cooperativa Corte e Costura Urbana e Rural de Candeias do Jamari);
- Estela Maria de Araújo Sales – COOPEN (Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem);
- Simone da Silva Neres Sant´Ana – CREDIFORTE (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Executivo Federal do Estado de Rondônia); e,
- Raquel Fernandes Magalhães Graeff - EMPRECRED (Cooperativa de Crédito dos Empresários de Ji-Paraná).

Em termos de Brasil

As mulheres representam, aproximadamente, 25% dos associados e 12% dos ocupantes de cargos de direção no cooperativismo brasileiro. O Programa de Gênero e Cooperativismo: Integrando a Família (Coopergênero), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), criado em 2004, atua na inclusão da mulher no cooperativismo e incentiva a geração de emprego e renda.
De acordo com a coordenadora-geral de autogestão cooperativista, Vera Lúcia Daller, mais de 25 mil mulheres foram capacitadas para atuar na cadeia produtiva. Foram investidos mais de R$ 2 milhões de reais aplicados em atividades de sensibilização em 20 estados.
- “Seguimos a tendência mundial de estimular a participação da mulher na economia”, explica a coordenadora.

Programas 

Os treinamentos abordam temas como cidadania, economia e produção e promovem gestão e organização cooperativista com base no desenvolvimento sustentável. “Permitimos que a mulher participe de toda a cadeia produtiva, levando seu produto para as gôndolas dos supermercados e abrindo caminho para possíveis negócios, como a exportação”, informa Vera Lúcia.

Pioneiras

Uma das primeiras ações do Coopergênero foi desenvolvida no município de Três de Maio/RS, na Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai (Cotrimaio). Mais de 600 esposas e filhas de cooperados participaram, entre 2004 e 2005, da capacitação realizada pelo programa.

Na Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), 37 mulheres comandam a produção de flores. A presidente, Karla Rocha, explica que as ações do Coopergênero foram fundamentais para o desenvolvimento das mulheres envolvidas no negócio.
- “Tínhamos a mão-de-obra e mercado, mas faltava o conhecimento. Foi com a capacitação das produtoras que a cooperativa se desenvolveu”, conta.
Hoje, são distribuídos mil pacotes de flores por semana, cada um com 25 hastes. A produção é vendida para os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Presidentas

Atualmente são mulheres que exercem o cargo de superintendente nas organizações cooperativas (OCEs) dos seguintes estados brasileiros: Tocantins (Maria José Andrade Leão de Oliveira), Amapá (Maria Doriane de Carvalho),  Goiás (Maria Silvia de Azevedo Correa), Maranhão (Márcia Teresa Correia Ribeiro Nery), Mato Grosso do Sul (Dalva Garcia Caramalac), Pernambuco (Cleonice Pereira Pedrosa), São Paulo (Florysneide Fortunato Campanha da Silva), além de Rondônia, cuja superintendente Rosania Franco Ferreira Pego é destaque nesta reportagem.

Além do importante destaque acima, a OCB do estado do Maranhão é presidida por uma mulher. Trata-se de Adalva Alves Monteiro.

FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - [email protected] 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)