Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

A conexão 'Derziê' põe Temer de cabelos em pé. E ele finge que mal o conhece


Não é preciso senão o Google para estabelecer a imensa proximidade entre Michel Temer e Roberto Derziê de Santa’anna, citado por Geddel Vieira Lima como peça importante do seu esquema de liberação de verbas em troca de propinas partilhado entre ele e Eduardo Cunha.

Vejam se é possivel acreditar na alegação publicada hoje na Folha de que “a assessoria da Presidência da República diz que Temer não tem proximidade com Derziê e não foi o responsável pela sua indicação a cargos na Caixa”.

 

Gente de Opinião

Aos fatos. Derziê inciou sua ascensão ao primeiro escalão em 2011, Antes, era subordinado de Moreira Franco na diretoria de Loterias da Caixa:

Roberto Derziê deixa Sualo

Na última sexta-feira(17/6/2011)), ficou publica a informação sobre a saída do superintendente Nacional de Loterias da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê de Sant’Anna. O dirigente foi convidado pelo vice-presidência de Pessoa Jurídica, Geddel Vieira Lima, para assumir a Diretoria Executiva da Vice-presidência de Pessoa Jurídica do banco.

Vice-presidente da Caixa deixa cargo para trabalhar com Temer

Brasília, 02/6/2015 – O vice-presidente de Operações Corporativas da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê de Sant’Anna, foi exonerado do cargo, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 02.Sant’Anna vai trabalhar como secretário-executivo do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), na articulação política.

Secretário-executivo, para os menos versados em administração federal, é o segundo em comando, uma espécie de Vice-Ministro.

Meses depois, quando Temer deixa a articulação política do governo (e não a do golpe, na qual era ochefe, ao lado de Cunha), ele faz questão de colocar Derziê de volta na Caixa e tem uma briga com Mercadante por isso:

Indicação para a Caixa é foco de atrito entre Temer e Mercadante

A indicação a uma das vice-presidências da Caixa provocou mais um atrito na já desgastada relação entre o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). Temer ficou irritado ao saber que Mercadante consultou o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), antes de definir o nome do futuro ocupante de uma das mais cobiçadas cadeiras do banco. O vice-presidente pretendia emplacar Roberto Derziê, que já ocupava este posto na Caixa, mas o deixou para assumir a secretearia-executiva da SRI (Secretaria de Relações Institucionais) quando Temer ficou responsável pela negociação do governo com o Congresso. Quando Temer abandonou a articulação política, tentou recolocar o aliado na Caixa

Temer ganhou a parada e Derziê voltou à Caixa, como vice-presidente de Pessoa Jurídica, mesmo cargo que Geddel ocupava antes. Mas  em abril de 2016, diante da traição de Temer, Dilma o exonera:

 Dilma exonera vice-diretor da Caixa indicado pelo PMDB

A presidenta Dilma Rousseff exonerou mais um funcionário do governo indicado pelo PMDB. O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê de Sant’anna, foi desligado do cargo hoje (1º). O PMDB decidiu deixar o governo em decisão na última terça-feira (29). Indicado pelos peemedebistas Moreira Franco e Geddel Vieira Lima, Derziê é funcionário de carreira da Caixa e trabalhou com o vice-presidente Michel Temer, que é presidente do PMDB, durante o período em que Temer atuou na articulação política do governo, até agosto do ano passado.

No poder, Temer nomeia Derziê outra vez para uma vice-Presidência da Caixa. A nomeação só saiu em dezembro por uma razão simples, que retardou a recolocação do amigo à boca do cofre: Derziê havia sido colocado em quarentena em junho de 2016 pela Comissão de Ética Pública, recebendo mesmo afastado do cargo e só podia ser nomeado depois de encerrado o período, exatamente como fez Michel Temer.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)