Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

7/9: Ameaça terrorista faz Dilma reforçar segurança


7/9: Ameaça terrorista faz Dilma reforçar segurança - Gente de Opinião

Gisele Federicce, 247 – O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira, determinou que haja reforço e um procedimento especial de segurança para a presidente Dilma Rousseff durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência, na próxima segunda-feira 7, em Brasília.

A determinação ocorre depois de o advogado Matheus Sathler Garcia ter publicado um vídeo nas redes sociais em que ameaça "arrancar a cabeça" de Dilma em protestos no Sete de Setembro, caso ela não renuncie ao seu mandato até um dia antes. O ex-candidato a deputado pelo PSDB em 2014 também sugeriu que Dilma se suicide.

Após requerimento de investigação apresentado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça diante das ameaças contra Dilma, a corporação abriu um inquérito para apurar o caso. O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, também determinou abertura de processo disciplinar contra o advogado.

Os agentes da PF chegaram a fazer buscas na casa de Sathler, em Brasília, mas não o encontraram para notificá-lo. A suspeita é de que o tucano esteja em São Paulo, onde deve participar de manifestações contra o governo no feriado, junto a movimentos que pregam o golpe na capital paulista.

Na busca pelo ex-candidato tucano, agentes da PF conversaram com seus familiares, que argumentaram que ele passa por um "momento difícil" e sofre de "em surto", motivos pelos quais teria publicado as ameaças contra a presidente e, ainda, não teria se intimidado e publicado novos vídeos, mesmo depois das providências judiciais.

Desde o vídeo da ameaça a Dilma, o advogado já postou outros seis em seu canal no Youtube. Em um deles, se dedica a criticar Paulo Pimenta, a quem chama de "deputadozinho", por ter pedido investigação contra ele. No mais recente, intitulado "O povo quer a cabeça da Dilma no 7/9", publicado nesta sexta-feira 4, ele se autoproclama "advogado do povo", diz que "o povo colocou o PT no poder por engano" e reitera suas ameaças contra a presidente.

"Já era, Dilma. A mensagem tá dada. Sete de Setembro o povo tá indo pras ruas pra resolver essa parada", diz ele. Em outros vídeos, em que responde a perguntas, chama o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de "fanfarrão", diz que o senador Aécio Neves "pensa que é dono do PSDB", por ter ameaçado expulsá-lo do partido, afirma não se arrepender de suas declarações sobre Dilma que, segundo ele, não são ameaças. "O que deixei claro, e volto a reafirmar, é que caso a Dilma não renuncie, o povo vai agir. Depois que agir, aí já vai ser tarde".

Em declaração ao 247, o deputado Paulo Pimenta rebateu as acusações de Sathler: "claramente este é um movimento que tem duas intenções: motivar e estimular atos mais violentos, agressivos por mais pessoas no Brasil e nesses grupos anti-governo durante os protestos. E, por outro lado, quando ele me ameaça, tem o objetivo de intimidar não só a mim, mas todos aqueles que tomam providências contra ele".

Em suas contas nas redes sociais, o advogado, que causou polêmica ao sugerir os "kit macho" e "kit fêmea" para as escolas, posta comentários homofóbicos e agressivos. No PSDB, há tempos vem causando constrangimento. Depois da ameaça contra Dilma, o presidente do diretório da sigla no Distrito Federal, deputado Izalci Lucas, afirmou que as posições de Sathler não representavam o partido e informou que ele deve ser alvo de processo no Conselho de Ética da legenda.

Abaixo, o último vídeo postado por Sathler:

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)