Segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 - 15h39
“Contrarreforma Universitária, ataques à carreira e ao trabalho docente: desafios do ANDES-SN na luta em defesa da Universidade Pública” é o tema do 29º Congresso do ANDES-SN, que será realizado em Belém (PA), de 26 a 31 de janeiro de 2010. De acordo coma diretoria do sindicato docente, o evento acontece em um momento em que novos desafios se somam aos já historicamente pautados para a categoria e para a sociedade brasileira.
“Apresentam-se para o debate as consequências da crise do capitalismo, seus impactos na América Latina e no Brasil, em particular para a classe trabalhadora, com os violentos cortes de salário e os crescentes índices de desemprego e de ataques aos direitos sociais”, afirma o presidente do ANDES-SN, Ciro Correia.
De acordo com ele, como parte do processo histórico que tem pautado a luta do sindicato pela defesa da universidade pública e por melhores condições de trabalho, a categoria precisa estar atenta as novas investidas do governo federal para mudar a carreira docente e reorientar a função social da universidade, visando ao produtivismo, dentro da lógica empresarial.
Ciro Correia alerta que a pretensa mesa de negociação proposta pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG demonstra que o que está em curso é um projeto visando ao rompimento da paridade entre docentes ativos e aposentados, ao aumento do produtivismo no ambiente universitário, à comercialização indiscriminada de serviços acadêmicos, científicos e tecnológicos, ao reforço do papel das fundações privadas e à desregulamentação do regime de trabalho em dedicação exclusiva (DE).
Ataques ao ANDES-SN
No âmbito do Sindicato Nacional, outro desafio é resistir aos ataques e às tentativas de anular o ato do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, de restabelecimento do Registro Sindical do ANDES-SN, protagonizado por grupos a serviço do governo.
“Para tanto, é necessário avançar no processo de mobilização da categoria, na filiação dos docentes recém ingressos nas instituições de ensino superior, na reconstrução da presença do ANDES-SN com a reorganização das Seções Sindicais nas instituições onde os vínculos com o Sindicato foram rompidos”, esclarece.
Reorganização dos trabalhadores
No plano mais geral, os docentes irão discutir também como irão contribuir no processo de reorganização da classe trabalhadora, na perspectiva apontada no Seminário de Reorganização, organizado pela Conlutas e pela Intersindical que propõe a construção de juma nova central de esquerda, que reúna tanto representantes do movimento sindical quanto dos movimentos populares e dos estudantes, em uma nova concepção de representação dos trabalhadores.
Abertura
A Plenária de Instalação do 29º Congresso do ANDES-SN está programada para às 10 horas desta terça-feira (26/1), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará – UFPA. Os participantes podem se credenciar a partir das 9 horas da terça, na Sala de Apoio 1 do Centro de Convenções. Representantes de outros movimentos sindicais e sociais foram convidados para participar da abertura. O destaque fica com um trabalhador do Haiti, que falará sobre os graves problemas enfrentados pelo país.
Fonte: Adilson Siqueira
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do