Segunda-feira, 31 de março de 2008 - 13h40
Eles completaram apenas o próprio ensino médio – mesmo nível de escolaridade para o qual dão aulas
De acordo com relatório elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cerca de 23% dos professores de matemática do ensino médio no País não têm curso superior. Eles completaram apenas o próprio ensino médio - mesmo nível de escolaridade para o qual dão aulas. Outros 21%, aproximadamente, são graduados em outras áreas, que podem ser próximas da matemática, como Processamento de Dados e Ciências Contábeis, ou bem distantes, como Letras.
Apenas 20% são formados de fato em Matemática. Nas regiões Norte e Nordeste o índice de professores sem formação superior é ainda mais alto, chegando a 36,9% e 36,1%, respectivamente. Por lei, todos deveriam ter diploma universitário. O investimento na formação do professor e no estabelecimento de um plano de carreira – criando condições para que o docente estude, se qualifique e permaneça interessado em lecionar na rede pública – é um dos pontos que aparecem nas 37 escolas com melhor desempenho no País, segundo o estudo Redes de Aprendizagem, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação e pelo Unicef.
A conclusão, após análise das práticas e dos resultados obtidos por várias cidades, é que o nível de escolarização dos profissionais e os estímulos para que eles coloquem em prática seus conhecimentos, têm impactos muito positivos na aprendizagem dos alunos. Em algumas das redes citadas, como a de Sete Barras, no interior paulista, há sete anos nenhum professor tinha curso superior - todos ensinavam apenas com o diploma do ensino médio. Foi por meio de uma parceria com uma universidade local que a rede conseguiu formar todos os professores e, num segundo momento, oferecer cursos de pós-graduação a eles.
Fonte: ANDI [O Estado de São Paulo (SP), Simone Iwasso; Jornal Pequeno (MA); O Estado do Paraná (PR); O Tempo (MG); Valor Econômico (SP)].
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